Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33664

TítuloRedes sociais no jardim de infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade
Autor(es)Faria, Ádila
Ramos, Altina
Palavras-chaveRedes sociais no jardim-de-infância
Comunicação online
Interacção online jardim-de-infância/família/comunidade
DataSet-2011
EditoraUniversidad de A Coruña
Resumo(s)A importância do ambiente de aprendizagem, onde pais e professores e outros elementos da comunidade educativa colaboram tem vindo a ser considerada da maior importância para a formação integral das crianças que frequentam o Jardim-de-Infância. Neste artigo, e com base num projecto de investigação em curso há 3 anos, pretendemos dar conta das estratégias e dos processos de interacção, presenciais e online, estabelecidos entre o Jardim-de- Infância de Rio Covo – Barcelos e os encarregados de educação. Para o efeito, está a ser utilizada a plataforma Ning, (http://janelajardim.ning.com), na qual disponibilizamos todos os projectos desenvolvidos pelas crianças e que funciona como interface de comunicação, divulgação, partilha online, construção colectiva de conhecimento e que constitui já uma pequena comunidade com cerca de 700 membros, entre profissionais e investigadores, nacionais e estrangeiros, pelo que se constitui, também, potenciadora do desenvolvimento profissional dos Educadores que nela participam. Nesta comunicação salientamos a vertente da interacção com a família, concretamente: i) disponibilização de conteúdos e recursos online, ii) sessões formativas presenciais para encarregados de educação de modo a dotá-los de competências e estratégias que lhes permitam acompanhar e intervir online no trabalho das crianças; iii) sessões formativas com recurso à videoconferência com intervenientes nacionais e internacionais, iv) acompanhamento no apoio presencial e a distância; v) resultados preliminares
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33664
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REDES SOCIAIS NO JARDIM DE INFÂNCIA.pdfTexto completo909,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID