Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/33669

TitleO YouTube e o pensamento de ordem superior em Inglês: língua estrangeira
Author(s)Bastos, Ascensão
Ramos, Altina
KeywordsYouTube
Vídeos criados pelos alunos
Pensamento de ordem superior
Competência linguística
Student-generated videos
Higher-level thinking skills
Linguistic competence
Issue dateMay-2011
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Abstract(s)O YouTube emerge como ferraments social que permite não só uma rápida partilha de vídeos criados pelos alunos, mas tsmbém a interacção cooperativa gerada em tomo do seu conteúdo. O projecto apresentado neste artigo centra-se no interesse educativo do vídeo digital e na sua efectiva contribuição para uma aprendizagem mais profunda e orientada para o desenvolvimento do pensamento de ordem superior em Inglês, língua estrangeira. "A Work:l of Many Culturas" foi o domínio do currículo trabalhado neste estudo que decorreu na Escola Secundária de Carlos Amarante, envolvendo alunos de décimo primeiro ano em contextos formais e nao formais de aprendizagem. Neste artigo apresentamos: a) teorias subjacentes ao uso educativo do YouTube para desenvolver competências várias inerentes ao processo de aprendizagem; b) novas perspectivas para a aprendizagem de uma llngua estrangeira; c) materiais inovadores criados pelos estudantes em contexto de sala de aula.
YouTube emerges as a social tool, which allows rapid exchange of student11enerated vídeos and cooperativa interaction around their content. The project discussed in lhis paper focuses on lhe value of digilal video and its effectiveness for deeper leaming and higher-level thinking in English as a second language. "A World of Many Culturas" was lhe curriculum theme covered by lhe study carried out at Carlos Amarante Secondary School, involving eleventh - grade students in formal and non-formal leaming environments. ln this paper we present; a) theories lha! support lhe integration of YouTube for developing essential competences to lhe leaming process; b) new insights into lhe way foreign language may be processed; c) innovative materiais centered on lhe students and produced in lhe classroom context.
TypeConference paper
DescriptionPublicado em "VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2011 : perspectivas de inovação", ISBN 978-989-97374-0-2
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33669
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O YOUTUBE E O PENSAMENTO DE ORDEM SUPERIOR.pdfTexto completo5,71 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID