Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33719

TítuloManual Digital II: um recurso multimédia lúdicoeducativo para crianças
Autor(es)Barros, Elisabete Passos
Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves
Ferreira, Luciana
Gonçalves, Lara
Ramos, Altina
Palavras-chaveManual Digital
Conteúdos educativos multimédia
TIC
Articulação e integração curricular
DataNov-2011
EditoraPontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
Resumo(s)A integração curricular das TIC implica que o processo de ensino e de aprendizagem seja baseado não tanto em paradigmas transmissivos, que ainda predominam em muitos contextos, mas em paradigmas de inspiração construtivista. É, por isso, urgente que os professores sejam capazes não só de dominar diferentes ferramentas tecnológicas mas principalmente de as usar de modo integrado, crítico e criativo na prática pedagógica diária. É neste contexto que surge em Portugal o Projeto Manual Digital atualmente em franca expansão no mercado português. Trata-se de um recurso multimédia para apoio ao ensino e à aprendizagem no Primeiro Ciclo do Ensino Básico com várias potencialidades educativas em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem pelo que pode ser utilizado com vantagem pelas crianças tanto no trabalho curricular em sala de aula como nas áreas extracurriculares e em casa. Os conteúdos, os jogos, estruturados por áreas, podem ser utilizados pelo professor em contexto letivo, sempre integrados no projeto curricular de turma e articulados com outros recursos, para consolidar aprendizagens e rever conteúdos através de exercícios em suporte multimédia interativo. A criança pode aceder às atividades de modo autónomo o que lhe permite gerir a sua aprendizagem, evoluindo ao seu ritmo, e desenvolver estratégias de resolução dos seus problemas. A articulação horizontal e vertical das propostas lúdico-didáticas presentes no Manual Digital, a sua dimensão multimédia, a portabilidade e fácil utilização deste recurso fazem dele um bom meio de apoio ao estudo. Se utilizado num contexto de aprendizagem integrada, permitirá, com certeza, melhorar a qualidade das aprendizagens das crianças. Esta comunicação apresenta: a) a fundamentação teórica e metodológica subjacentes ao desenvolvimento do software b) a estrutura, os conteúdos educativos e as atividades; c) os resultados da avaliação da primeira versão e, na sequência dessa avaliação d) a nova versão Manual Digital II.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33719
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
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