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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Elisabete Passospor
dc.contributor.authorSilvestre, Marta Cristina Rodrigues Alvespor
dc.contributor.authorFerreira, Lucianapor
dc.contributor.authorGonçalves, Larapor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.date.accessioned2015-02-09T14:47:08Z-
dc.date.available2015-02-09T14:47:08Z-
dc.date.issued2011-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33719-
dc.description.abstractA integração curricular das TIC implica que o processo de ensino e de aprendizagem seja baseado não tanto em paradigmas transmissivos, que ainda predominam em muitos contextos, mas em paradigmas de inspiração construtivista. É, por isso, urgente que os professores sejam capazes não só de dominar diferentes ferramentas tecnológicas mas principalmente de as usar de modo integrado, crítico e criativo na prática pedagógica diária. É neste contexto que surge em Portugal o Projeto Manual Digital atualmente em franca expansão no mercado português. Trata-se de um recurso multimédia para apoio ao ensino e à aprendizagem no Primeiro Ciclo do Ensino Básico com várias potencialidades educativas em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem pelo que pode ser utilizado com vantagem pelas crianças tanto no trabalho curricular em sala de aula como nas áreas extracurriculares e em casa. Os conteúdos, os jogos, estruturados por áreas, podem ser utilizados pelo professor em contexto letivo, sempre integrados no projeto curricular de turma e articulados com outros recursos, para consolidar aprendizagens e rever conteúdos através de exercícios em suporte multimédia interativo. A criança pode aceder às atividades de modo autónomo o que lhe permite gerir a sua aprendizagem, evoluindo ao seu ritmo, e desenvolver estratégias de resolução dos seus problemas. A articulação horizontal e vertical das propostas lúdico-didáticas presentes no Manual Digital, a sua dimensão multimédia, a portabilidade e fácil utilização deste recurso fazem dele um bom meio de apoio ao estudo. Se utilizado num contexto de aprendizagem integrada, permitirá, com certeza, melhorar a qualidade das aprendizagens das crianças. Esta comunicação apresenta: a) a fundamentação teórica e metodológica subjacentes ao desenvolvimento do software b) a estrutura, os conteúdos educativos e as atividades; c) os resultados da avaliação da primeira versão e, na sequência dessa avaliação d) a nova versão Manual Digital II.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectManual Digitalpor
dc.subjectConteúdos educativos multimédiapor
dc.subjectTICpor
dc.subjectArticulação e integração curricularpor
dc.titleManual Digital II: um recurso multimédia lúdicoeducativo para criançaspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate7 Nov. - 10 Nov. 2011por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage16697por
oaire.citationEndPage16710por
oaire.citationConferencePlaceCuritiba, Brasilpor
oaire.citationTitleX Congresso Nacional de Educação - EDUCEREpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationX Congresso Nacional de Educação - EDUCEREpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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