Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33836

TítuloA universidade contemporânea em “transformação”: desdobramentos para a discussão curricular no ensino superior...
Autor(es)Rezer, Ricardo
Cunha, Antonio Camilo
Rocha, Deizi Domingos da
Palavras-chaveUniversidade
Transformação
Currículo
DataSet-2014
EditoraUniversidade do Minho
Resumo(s)Ao longo das últimas décadas vem se cristalizando a noção de que a universidade necessita reestruturar-se a fim de atender demandas de um mundo globalizado, o que vem provocando diferentes “transformações” em seu interior. Partindo disso, o objetivo deste texto é refletir acerca dos desdobramentos de tais “transformações” para a discussão curricular no ensino superior. Concluímos que, em meio às pretensões de “transformação” da universidade contemporânea, qualificar a discussão curricular poderia se derivar em possibilidades de qualificar o próprio ensino superior. Não se trata de simples relação causa-efeito, mas sim, de pensar que uma formação qualificada passa por uma discussão curricular também qualificada, bem como, por uma recuperação do sentido de universidade como importante instituição social de democratização e análise crítica do conhecimento historicamente produzido pela humanidade.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33836
ISBN978-989-8525-37-6
Versão da editorahttp://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30984
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Coloquio Camilo, Rezer, Kuhn.pdfA universidade contemporânea Rezer, Cunha, Rocha627 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID