Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33836
Título: | A universidade contemporânea em “transformação”: desdobramentos para a discussão curricular no ensino superior... |
Autor(es): | Rezer, Ricardo Cunha, Antonio Camilo Rocha, Deizi Domingos da |
Palavras-chave: | Universidade Transformação Currículo |
Data: | Set-2014 |
Editora: | Universidade do Minho |
Resumo(s): | Ao longo das últimas décadas vem se cristalizando a noção de que a universidade necessita reestruturar-se a fim de atender demandas de um mundo globalizado, o que vem provocando diferentes “transformações” em seu interior. Partindo disso, o objetivo deste texto é refletir acerca dos desdobramentos de tais “transformações” para a discussão curricular no ensino superior. Concluímos que, em meio às pretensões de “transformação” da universidade contemporânea, qualificar a discussão curricular poderia se derivar em possibilidades de qualificar o próprio ensino superior. Não se trata de simples relação causa-efeito, mas sim, de pensar que uma formação qualificada passa por uma discussão curricular também qualificada, bem como, por uma recuperação do sentido de universidade como importante instituição social de democratização e análise crítica do conhecimento historicamente produzido pela humanidade. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33836 |
ISBN: | 978-989-8525-37-6 |
Versão da editora: | http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30984 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Coloquio Camilo, Rezer, Kuhn.pdf | A universidade contemporânea Rezer, Cunha, Rocha | 627 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |