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TítuloConteúdos de educação física e a cultura de movimento no ensino médio integrado na modalidade da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN)
Autor(es)Dantas, Renier Cavalcanti
Cunha, António Camilo
Silva, Carlos M.
Palavras-chaveConteúdos curriculares
Educação física
Cultura e movimento
Proposta curricular
Educação de jovens e adultos
DataSet-2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoDantas, R., Camilo Cunha, A. & Silva, C. (2014) Conteúdos de educação física e a cultura de movimento no ensino médio integrado na modalidade da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN). In A. F. Moreira; J. A. Pacheco et al (Eds) Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares - VII Colóquio Luso- Brasileiro - I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro (pp 3532-3543). Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho
Resumo(s)O trabalho a apresentar diz respeito a um projeto de tese de doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular, desenvolvido no âmbito do protocolo celebrado entre o Instituto da Educação da Universidade do Minho e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), de Natal, no Rio Grande do Norte, Brasil. O tema de investigação situa-se na problemática dos projetos pedagógicos para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na medida em que devem ser pensados de maneira que possam valorizar a experiência de vida já adquirida pelos discentes e as diferenças entre as formas de conhecimento. É por isso que a EJA necessita ser pensada como um modelo pedagógico próprio a fim de criar situações de prática pedagógica que possam satisfazer as necessidades de aprendizagem de jovens e adultos. Diante do contexto em que se apresenta a sistematização dos conteúdos, algumas questões podem ser colocadas, a saber: Quais são os conteúdos da Educação Física a serem ministrados no Ensino Médio Integrado na modalidade de Jovens e Adultos? Que critérios são usados para a definição destes conteúdos? Quais são as metodologias usadas nas aulas da Educação Física da EJA? Assim, considera-se que os objetivos gerais da investigação relacionam-se com a pertinência de: (a) investigar os conteúdos da disciplina de Educação Física no Ensino Médio Integrado na modalidade EJA no IFRN, tendo como enfoque a Cultura do Movimento; (b) compreender os critérios de organização dos conteúdos na modalidade EJA a partir da perceção dos professores; e (c) elaborar uma proposta de organização dos conteúdos da disciplina de Educação Física para o EJA com abordagem da Cultura do Movimento. Um dos problemas da Educação Física, hoje em dia, está relacionado com os conteúdos lecionados. Ao contrário das outras disciplinas escolares, ela não apresenta uma sistematização em que os conteúdos são divididos por ano/série e modalidades (integrado, Subsequente e EJA1). Pretende-se, desta forma, sugerir uma nova Proposta de Trabalho da Disciplina Educação Física para os Cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade de Jovens e Adultos. Tendo por base a metodologia de “estudo de caso”, por entender que propicia uma análise aprofundada da realidade em que se encontram os sujeitos da pesquisa, para atingir os objetivos propostos, faz-se uso de alguns procedimentos: questionários, entrevistas semiestruturadas, grupo focal e análise documental. Pretende-se aplicar uma entrevista junto de alguns professores de Educação Física que atuam no ensino médio integrado na modalidade EJA. Em relação aos alunos, aplica-se um questionário nos Campus que oferecem EJA com um universo de 1500 alunos, onde se pretende envolver dez turmas (uma por campus) com uma amostra total de 300 alunos. Faz-se ainda uso da técnica de grupo focal numa turma de EJA no sentido de conhecer em detalhe as suas vivências corporais, atitudes, significados, trazendo para a discussão as suas experiências e conceitos sobre o problema de investigação. Por fim, a análise documental desempenha uma função crucial no processo de construção da pesquisa, uma vez que a proposta está situada na linha de Desenvolvimento Curricular, em que os sujeitos são direta ou indiretamente influenciados/norteados por leis, normas, decretos, portarias, entre outros documentos de definição de política e de desenvolvimento curricular.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33838
ISBN978-989-8525-37-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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