Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33856

TítuloCompetências, criatividade e inovação : estudo de caso do setor têxtil e do vestuário
Outro(s) título(s)Skills, creativity and innovation : case study in the sector of textile and clothing
Autor(es)Miranda, Rosa Maria de Azevedo Maia Dias de
Orientador(es)Machado, Carolina Feliciana
Palavras-chaveCompetências
Formação
Recursos humanos
Qualificação
Skills
Training
Human resources
Qualification
Creativity
Innovation
Data2014
Resumo(s)No contexto da economia global, as organizações devem definir estratégias sólidas e concertadas no tempo, apostando e investindo em recursos que promovam a diferenciação, de modo a garantir a continuidade do negócio. Tendo em conta a Estratégia 2020, definida pela União Europeia em 2010, a inovação e a qualificação de recursos humanos são pilares fundamentais para a competitividade das organizações, bem como para a diferenciação e afirmação das mesmas nos mercados internacionais. O setor têxtil e do vestuário (STV) português ocupa o oitavo lugar (8.º player da União Europeia) na indústria têxtil, com um peso de 4% no volume de negócios e na produção têxtil europeia. Paralelamente ocupa o quinto lugar (5.º player da União Europeia) na indústria de vestuário, com 4% da produção de vestuário na Europa. É considerado um setor “tradicional”, com representatividade na economia nacional, que nos últimos anos tem enfrentado dificuldades e, ao mesmo tempo, tem encontrado oportunidades de negócio, através da inovação, quer de produtos, quer de processos, como fator relevante na diferenciação face à concorrência de países de economias emergentes. Para fazer acontecer a inovação nas organizações, são necessários, entre outros recursos, os recursos humanos, que, com as suas competências, conhecimentos, criatividade e capacidades, são fatores decisivos e essenciais às atividades de inovação. Nesta dissertação, pretende-se investigar as competências e a qualificação de recursos humanos no STV, as práticas de criatividade, bem como em que medida a qualificação dos recursos humanos e a sua criatividade influenciam a capacidade inovadora da organização. Mais do que nunca, para fazer vingar a Estratégia 2020, a aposta nos recursos humanos e na inovação é um tema atual, que pode e deve ser gerido pelas organizações do STV. Para isso, foi selecionada uma amostra de empresas do STV com capacidades inovadoras, as quais, com as suas práticas, se podem tornar exemplo para outras organizações, de forma a alcançar um patamar superior na área da inovação e na gestão de recursos humanos.
In the context of the global economy, organizations should define solid and timefocused strategies, betting and investing on resources able to promote differentiation, so as to ensure the business continuity. Bearing in mind the 2020 Strategy which the European Union defined in 2010, innovation and human resources qualification are considered fundamental pillars for the organizations’ competitiveness, as well as their differentiation and affirmation in the international markets. The Portuguese textile and clothing sector (TCS) currently occupies the eighth place in the textile industry (8th player in the European Union), with a total of 4% of the European turnover and textile production. It is also fifth in the clothing industry (5th player in the European Union), accounting for 4% of the clothes production in Europe. It is considered a “traditional” sector, relevant for the national economy, which in the last few years has faced difficulties and, at the same time, has found new business opportunities, through innovation of products and processes, as a relevant factor for differentiating it from the competition of countries with emerging economies. For organizations to have innovation, among other things it takes human resources which, thanks to their skills, know-how, creativity and abilities, are decisive and essential factors for innovative activities. Throughout this dissertation, we propose to research the skills and qualification of human resources within the TCS and their creative practices, measuring to what extent the qualification of the human resources and their creativity play a role in assuring the organization’s innovative ability. In order for the 2020 Strategy to be successful, the bet on human resources and innovation is an ever-more relevant topic, which may and should be dealt with by TCS organizations. For this purpose, a sample was selected of companies within the TCS with innovative abilities, which, by their practices, may set an example for other organizations, reaching for a higher level in terms of innovation and human resources management.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33856
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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