Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33894
Título: | Caminhos para a internacionalização de uma PME : o caso IHCU |
Autor(es): | Vilaça, Joana Maria Gomes da Silva |
Orientador(es): | Pereira, Orlando P. |
Palavras-chave: | Modos de entrada Internacionalização empresarial Globalização PME’s Entry modes Business internationalization Globalization Internationalization SMEs |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Com o fomento dos fenómenos de internacionalização e globalização, verificou-se nas
últimas décadas um aumento exponencial no que diz respeito ao Comércio Internacional. O
surgimento de várias Organizações Internacionais, tais como a União Europeia (U.E.), a Área de
Comércio da América do Norte (NAFTA) e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), o advento
das novas tecnologias de informação e o desenvolvimento dos transportes, influenciaram
fortemente as trocas internacionais. É neste contexto que a temática da internacionalização
empresarial tem sido grandemente objeto de debate. Precisamente o processo de
internacionalização empresarial trata-se de um fenómeno complexo, devendo-se adaptar às
circunstâncias de cada empresa, portanto há que compreender que variáveis endógenas e
exógenas influenciam fortemente o processo de internacionalização empresarial.
O objetivo do presente estudo reside, não apenas no estudo do processo de
internacionalização, em concreto das variáveis endógenas e exógenas, mas incide sobretudo no
processo de internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) portuguesas. Face
às adversidades económicas, nos últimos anos, as PME’s tendem a voltar as suas atividades
para os mercados estrangeiros. Em concreto será analisada uma PME portuguesa, IHCU –
Architecture and Design Concept, Lda - recentemente fundada, que se dedica à produção e
comercialização de módulos habitacionais. With the raise of the phenomena of internationalization and globalization, it has been found in recent decades an exponential increase with respect to International Trade. The emergence of various international organizations such as the European Union (EU), the North American Free Trade Agreement (NAFTA) and the Southern Common Market (MERCOSUR), the advent of new information technologies and transport development, influenced strongly international trade. It’s in this context that internationalization business has been greatly debated. Precisely the process of business internationalization it’s a complex phenomenon, having to adapt to the circumstances of each company, we understand that there’re endogenous and exogenous variables that strongly influence the process of business internationalization. The goal of this study lies not only in the study of the internationalization process, specifically the endogenous and exogenous variables, but also on the process of internationalization of Portuguese Small and Medium Enterprises (SME's). Given the economic adversities in recent years, SMEs tend to back their activities to foreign markets. Actual will be considered a Portuguese SME, IHCU - Architecture and Design Concept, Ltd - recently founded, dedicated to the production and vending of housing modules. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33894 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Maria Gomes da Silva Vilaça.pdf | 7,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |