Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34135

TítuloEducação e imaginário intercultural: recomposição do papel da sociedade civil
Autor(es)Barbosa, Manuel Gonçalves
Palavras-chaveEducação
Sociedade civil
Diversificação cultural
Cenários sociais pós-coloniais
Imaginário intercultural.
Education
Civil society
Cultural diversification
Postcolonial scenarios
Intercultural imaginary
Data2012
EditoraInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
RevistaRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Resumo(s)Analisa, com referência às sociedades europeias, a diversificação cultural dos cenários sociais pós-coloniais e a urgente necessidade de vincular a educação, nesses contextos, a um imaginário social mais conforme a lógica inclusiva da democracia. O imaginário intercultural é visto como o novo rosto daquele imaginário e pressupõe, como condição de materialização, ampla e profunda recomposição do papel educativo da sociedade civil, como concluímos no texto.
This work analyzes the cultural diversification of the social post-colonial scenarios and the urgency to link education to a social imaginary in accordance to the inclusive democratic logic. The intercultural imaginary is seen as a new face of the previous one and establishes as materialization condition the wide recomposition of the civil society educational role.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34135
ISSN0034-7183
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RBP-Art.2012.pdf754,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID