Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34192

TítuloOs discursos e as práticas no ensino e aprendizagem da História: representações de professores e alunos do ensino secundário
Autor(es)Pacheco, Paulo Bernardo de Magalhães
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveEnsino e aprendizagem da História
Representações
Práticas
Discursos
Ensino secundário
Professores
Alunos
History teaching and learning
Representations
Practices
Discourses
Secondary education
Teachers
Students
Data11-Mar-2014
Resumo(s)A problemática tratada nesta tese foi a das representações dos professores e dos alunos sobre os discursos e as práticas do ensino e da aprendizagem da disciplina de História A, no ensino secundário. Procurou saber como aqueles atores se situavam relativamente às finalidades da História, às características de um bom professor de História, às atividades pedagógicas que se realizam no quotidiano da sala de aula e as que eram da sua preferência. Realizou-se também uma análise comparativa entre as ideias dos alunos e dos seus professores, (10º, 11º e 12º ano de escolaridade) relativamente às conceções e práticas do ensino e aprendizagem da História A, as suas funções e impactos que têm no ensino e aprendizagem da disciplina. Procurou-se, assim, encontrar as diferenças e as comunalidades entre estas duas vozes. Para tal, desenharam-se duas questões de investigação: 1) Quais são as conceções e práticas do ensino e aprendizagem da História A dos professores e alunos do Ensino Secundário? Quais são as conceções sobre as Finalidades da História? Quais são conceções sobre o que é ser um ‘Bom Professor de História’? Quais são as atribuições de importância e a frequência de uso das atividades pedagógicas realizadas na aula de História? 2) Qual é o impacto dessas conceções e práticas no ensino e aprendizagem da História A do Ensino Secundário? Esta investigação adotou características de um estudo de caso de natureza descritiva e qualitativa, cuja amostra incidiu sobre todo o universo de professores e alunos que lecionavam e frequentavam respetivamente a disciplina de História A no ensino secundário de uma Escola Secundária do distrito de Aveiro. Foram utlizados vários instrumentos de recolha de dados: 1) O primeiro foi um questionário aos alunos (10º, 11º e 12º anos) com um elenco que perguntas que abrangeram quatro grandes dimensões: as finalidades da História (F), as características de um bom professor de História (CP), as atividades realizadas na aula de História (AP) e sobre uma aula lecionada e previamente selecionada pelas docentes. Relativamente a estas dimensões, cada um dos respondentes foi chamado a pronunciar-se sobre uma listagem para cada uma das dimensões e, no final, expressando a sua atribuição de importância. Relativamente à aula, os alunos pronunciaram-se sobre os diferentes recursos analisados e, em particular, sobre os que consideraram mais úteis/ menos úteis, mais fáceis/ mais difíceis, os que mais gostavam/ menos gostavam, e os que consideravam importante ter sido analisado e/ ou acrescentado; 2) O segundo foi uma entrevista às professoras que lecionaram nos três anos de escolaridade em presença. O guião era semiestruturado, contendo questões iguais às presentes nos questionários feitos aos alunos. Estas entrevistas foram realizadas após a lecionação das aulas. No caso do 12º ano, foi feita uma entrevista não apenas à professora como aos alunos, após a aula ter sido audiogravada; 3) A audiogravação da aula do 12º ano foi transcrita para posterior análise sobre os discursos e as práticas da professora e dos alunos. Os dados recolhidos foram tratados de forma quantitativa e qualitativa. As respostas às questões abertas foram por nós categorizadas de forma empírica. Na generalidade, os alunos, tal como os professores de História A, atendendo aos dados recolhidos, atribuíram uma grande importância à disciplina, no desenvolvimento de competências diversas e que não apenas as de natureza científica, levando-nos a afirmar que permitem o desenvolvimento de competências transversais a outras disciplinas e áreas de saber.
This thesis subject matter was connected with the teachers and students’ representations about the discourses, the teaching practice and learning the discipline of History (A) in secondary education. We tried to find out how those actors stood in relation to the purposes of History, the characteristics of a good History teacher, the educational activities that take place daily in the classroom and those they liked most. We also conducted a comparative analysis between the ideas of the students and those of their teachers, (10th, 11th and 12th grade) in relation to conceptions and practices in the teaching and learning of History A, their functions and the impacts they have on the teaching and learning of this discipline. Thus, we looked for the differences and commonalities between these two voices. To this end, we drew up two questions: 1) what secondary school teachers and students’ conceptions and practices regarding the teaching and learning of History A are? What their conceptions about the Purposes of History are? What their conceptions about what is a ' good History teacher are ‘? What the attributions of importance and frequency of use of educational activities conducted in History classes are? 2) What the impact of these conceptions and practices regarding the teaching and learning of History in the Secondary School is?’ This research adopted characteristics of a case study of descriptive and qualitative nature, whose sample focused on the entire universe of teachers and students who worked and attended the discipline of History at a Secondary School, in the district of Aveiro. Various instruments were used to collect data: 1) The first was a questionnaire to students (10th, 11th and 12th) with a list of questions covering four major dimensions: the purpose of History (F), the characteristics of a good History teacher (CP), the tasks usually done in the History lessons (AP) and the lesson given, and previously selected by the teachers of different school years (10th, 11th and 12th grades). Faced with these dimensions, each respondent was asked to comment on a listing for each dimension and, in the end, to express their attribution of importance. Regarding the lesson itself, students pronounced themselves on the different features analyzed and, in particular, those considered most useful / least useful, easiest / hardest, most/ least liked, apart from what they considered important to have been analyzed and/ or added; 2 ) The second was an interview with the teachers involved in the three years of schooling in presence. The script was semi-structured, with questions similar to those in the questionnaires given to the students. These interviews were carried out after the lessons were taught. With regard to the 12th grade, an interview was conducted both to the teacher and to the students, after the lesson subordinated to the selected contents was audio recorded; 3) this audio recording was transcribed for later analysis of the teacher and students’ discourses and practices. The data collected were processed quantitatively and qualitatively. The answers to the open questions were categorized empirically. Given the data collected, students as well teachers of History A, in general, placed great emphasis on this discipline and on the development of various skills, and not only scientific, leading us to affirm that these allow the development of transferable skills to other disciplines and areas of knowledge.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Educação em História e Ciências Sociais)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34192
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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