Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34330

TítuloInteligência Ambiente em serviços de saúde baseada em ontologias e na descoberta de conhecimento em bases de dados e/ou bases de conhecimento
Autor(es)Marques, José Alberto
Orientador(es)Neves, José
Analide, César
Data24-Abr-2014
Resumo(s)Avanços em novas Metodologias para a Resolução de Problemas e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possibilitam uma nova conceção dos processos ao nível dos Serviços de Saúde, baseados no uso e na integração de dados e conhecimentos a todos os níveis, num ambiente relacionado com Instituições de Saúde. De facto, as novas tecnologias de comunicação suportarão a transição de uma aproximação baseada na instituição, para uma abordagem baseada no utente, i.e., o Sistema de Saúde está confrontado com uma série de desafios, nomeadamente os relacionados com a qualidade da informação e o custo de tais processos. Por outro lado, o nível de saúde já atingido em Portugal não permite uma degradação do nível e qualidade de serviços já oferecidos aos cidadãos a quem constitucionalmente é garantido o direto à saúde. Importa encontrar formas de concertar a governação clínica (clinical governance) com a gestão económica dos serviços de saúde, muito particularmente para a desejada sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. A prestação de cuidados de saúde a custos controlados, dotando o utente de capacidade para participar nesse processo, e a utilização e reutilização de informação, são aspetos importantes para a instituição prestadora de cuidados de saúde. O nosso principal intuito será o de encontrar formas e métodos de superação da atual dispersão de informação nos diversos serviços, departamentos e setores da saúde, muito coincidentes com a situação deficitária, por vezes desagregada, dissociada dos problemas, onde impera a desmotivação e se propiciam assimetrias nos cuidados de saúde sejam hospitalares, ou ao nível dos cuidados primários e outros. Importará garantir a acessibilidade aos cidadãos, particularmente aos doentes, disponibilizando cuidados de saúde oportunos, integradores, que respeitem as reais necessidades de saúde das pessoas e sejam administrados segundo as melhores práticas de gestão clínica e de administração. Para promover tal desiderato importa articular e integrar procedimentos, controlar metas e resultados. Importará maximizar a utilização das TIC’s, exigindo-se para tal soluções de integração e interoperabilidade de processos, criando verdadeiros sistemas de informação integrados, multidisciplinares, que considerem as necessidades e legítimos interesses dos stakeholders da saúde. As infraestruturas das TIC’s deverão, por conseguinte, refletir a visão do sistema de prestação de cuidados de saúde de forma não intrusiva, onde a informação possa fluir de forma transparente entre as instituições e os profissionais de saúde. Assim, o trabalho desenvolvido e apresentado nesta tese abordará aspetos chave que deverão estar relacionados com a utilização da tecnologia e dos sistemas de informação numa visão centrada no utente, na prestação de cuidados de saúde e na gestão e prevenção de doenças. Tratar-se-á de consolidar uma visão global da assistência hospitalar, articulada e integrada com outros setores e saberes, oferecendo aos cidadãos cuidados de saúde garantidamente adequados, sustentados em processos de integração da informação e de automação aceitáveis e oportunos, atendendo às ontologias médicas e melhores práticas profissionais, que transmitam maior proximidade aos utentes, permitindo, no limite, monitorizar e tratar os doentes no seu domicílio.
Advances in new Methodologies for Problem Solving and Information Technology enable a fundamental redesign of health care processes based on the use and integration of data and/or knowledge at all levels, in a healthcare environment. Indeed, new communication technologies will support the transition from institution centric to patient-centric based applications, i.e., the health care system is faced with a series of challenges, namely those concerning quality-ofinformation and the cost-effectiveness of such processes. On the other hand, the health level achieved in Portugal does not allow anymore the degradation of the quality of services provided to citizens, to whom, constitutionally, is guaranteed the right to have health care treatments. It is important to gather clinical governance with the economic management of health care services, particularly to achieve the desired sustainability of the National Health Service (Serviço Nacional de Saúde). The distribution of cost-effective health care allowing the patient to take active part in the caring process, provision of evidence based care on all levels in the system and effective use and reuse of information are key issues for the health care organization. Our main aim will be the finding of ways and methods to overpass the actual scattering of information through the services, departments and health sectors, where personal motivation is difficult to attain, and the health care treatments are becoming disparate, at all levels. It should be guaranteed, to the citizens, mainly the sick or the needy, providing timely health care concerning the real needs of people through practices recognized as the best, from the clinical point of view. To promote such goal it is important to integrate procedures and to control results. The use of IT’s should be maximized through the application of interoperability procedures, creating truly integrated information services, considering the needs and interests of the health care stakeholders. The information and communication technology infrastructure should, therefore, reflect the view of the health care system as a seamless system where information can flow across organizational and professional borders. Thus, the work presented in this thesis, it will be address key principles that must be at the center of patient-centered use of technologies for the health care and disease management and prevention. A global vision of hospital assistance will be gathered, integrated with other sectors an know-how, providing citizens with adequate health care services, supported by information integration and automation procedures acceptable and secure, respecting clinical ontologies and the best medical practices, insuring the needed proximity to citizens, allowing, at the limit, to monitor ant to give care to patients at home.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Engenharia Biomédica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34330
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DI/CCTC - Teses de Doutoramento (phd thesis)

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