Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34415

TítuloFrom information systems requirements to service-oriented logical architectures
Autor(es)Ferreira, Nuno Alexandre Castro
Orientador(es)Machado, Ricardo J.
Gaševic, Dragan
Palavras-chaveLogical architectures
Information systems architecture
Architecture assessment methods
Requirements elicitation
Arquiteturas lógicas
Arquiteturas de sistemas de informação
Métodos de avaliação de arquiteturas
Levantamento de requisitos
Data2-Abr-2014
Resumo(s)In a world where there are no certain and doubt prevails, it is not possible to take a based decision about the construction of an artifact able to deliver a set of functionalities of which only the intended output is known. Based on the previous premise, this work details a method and a process for, starting from a very high-level of abstraction of an information system requirements, create a representation of the software solution that is able to implement the desired functionalities and ending with an assessment of the entire process. The presented V-Model approach for creating the information system’s representation and the following transition to the V+V-Model approach for the creation of the software solution representation is able to deliver a set of modeling artifacts that are presented to development teams in order to build those represented artifacts. The V+V-Model approach and the adopted models alongside the entire approach are validated using the architecture validation method ARID and applied in a real industrial case study, the ISOFIN Project, framed within business model conditioned by cloud-related and service-oriented target scenarios.
Num mundo onde não há certezas e as dúvidas imperam, não é possível efetuar decisões baseadas na construção de artefactos capazes de disponibilizar funcionalidades, das quais só se conhece o resultado esperado. Baseado na premissa anterior, este trabalho detalha um método e um processo para, a partir de um nível de abstração muito elevado dos requisitos de um sistema de informação, criar a representação de uma solução de software capaz de implementar as funcionalidades desejadas e, em simultâneo, avaliar se o processo de construção foi corretamente executado. O processo apresentado, a aproximação baseada em V-Model, para criar contexto para a representação do sistema de informação e a transição do V-Model para o V+V-Model, para a criação da representação da solução de software, são capazes de disponibilizar um conjunto de artefactos que que podem ser entregues às equipas de desenvolvimento de forma a executar a construção desses mesmos artefactos. O processo baseado no V+V-Model, assim como os modelos usados são validados usando uma adaptação de um método de avaliação de arquiteturas, o ARID. São também aplicados a um caso de estudo derivado de um caso industrial real, chamado Projeto ISOFIN. Este projeto é condicionado por fatores relacionados com cenários derivados de cloud e orientação a serviços.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento do Programa de Doutoramento em Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34415
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DI/CCTC - Teses de Doutoramento (phd thesis)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PhD_Nuno Alexandre Castro Ferreira_2012.pdf2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID