Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34570

TítuloA emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal
Autor(es)Lima, Licínio C.
Afonso, Almerindo Janela
DataAbr-1993
EditoraPapirus
RevistaEducação & Sociedade
Resumo(s)Do ponto de vista do imperativo da modernização em Portugal, o texto analisa as implicações na educação e na escola, consideradas como um "desígnio nacional". Como específico do caso português, os autores evidenciam "o tipo de ruptura com o discurso da democratização - enraizado na política educativa desde 1974 - (...) (e a sua articulação) (...) com a ideologia da democratização. Procurando desocultar as lógicas profundas do processo de reconceptualização das idéias como democratização, participação, autonomia, "projecto educativo", "comunidade educativa", o texto assenta-se na hipótese de trabalho de que "a emergência de perspectivas neotaylorianas na organização e administração da educação, pode ter uma vantagem de remeter a análise para o próprio terreno das ideologias e dos conceitos de tipos organizacionais (...)". Nessa perspectiva, este trabalho centraliza-se no controle da qualidade do ponto de vista da racionalização, eficácia e centralidade dos processos de avaliação.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34570
ISSN0101-7330
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A emergência de políticas de racionalizaçãoLL4.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID