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https://hdl.handle.net/1822/34570
Título: | A emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal |
Autor(es): | Lima, Licínio C. Afonso, Almerindo Janela |
Data: | Abr-1993 |
Editora: | Papirus |
Revista: | Educação & Sociedade |
Resumo(s): | Do ponto de vista do imperativo da modernização em Portugal, o texto analisa as implicações na educação e na escola, consideradas como um "desígnio nacional". Como específico do caso português, os autores evidenciam "o tipo de ruptura com o discurso da democratização - enraizado na política educativa desde 1974 - (...) (e a sua articulação) (...) com a ideologia da democratização. Procurando desocultar as lógicas profundas do processo de reconceptualização das idéias como democratização, participação, autonomia, "projecto educativo", "comunidade educativa", o texto assenta-se na hipótese de trabalho de que "a emergência de perspectivas neotaylorianas na organização e administração da educação, pode ter uma vantagem de remeter a análise para o próprio terreno das ideologias e dos conceitos de tipos organizacionais (...)". Nessa perspectiva, este trabalho centraliza-se no controle da qualidade do ponto de vista da racionalização, eficácia e centralidade dos processos de avaliação. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34570 |
ISSN: | 0101-7330 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A emergência de políticas de racionalizaçãoLL4.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |