Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/34604

TitleFormação inicial de professores da educação de jovens e adultos (EJA): Legalidade e realidade
Author(s)Vieira, Eulália Soares
Morgado, José Carlos
KeywordsCurrículo
Formação Inicial
Educação de Jovens e Adultos
Issue date2013
Abstract(s)Destinada aos que não tiveram acesso à escola ou não deram continuidade aos seus estudos, no Ensino Fundamental e Médio, em idade própria, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais(DCNs) para essa modalidade, necessita de ser pensada como um modelo pedagógico próprio a fim de criar situações pedagógicas que satisfaçam as necessidades de aprendizagem desses jovens e adultos. Tais DCNs reforçam a necessidade de consolidar uma política de EJA pautada pela inclusão e pela qualidade social, prevendo, entre outras estratégias, uma política específica de formação para os professores que trabalhem nessa modalidade de ensino.Foi com base nestas considerações que organizámos o estudo que a seguir se apresenta. Trata-se de um trabalho enquadrado num projeto de investigação mais amplo sobre a formação de professores, que tem como foco os desenhos curriculares dos cursos de licenciatura de uma Universidade Federal no Brasil e procura analisar em que medida esses cursos asseguram, aos futuros professores da EJA, uma formação que lhes permita ter em conta as características dos estudantes que frequentam essa modalidade de ensino. Para o efeito, delineámos uma pesquisa qualitativa, estruturada em várias etapas. A primeira etapa, da qual se dá conta nesta comunicação, consistiu na revisão bibliográfica dos aspetos históricos e legais da EJA e na análise dos desenhos curriculares de 20 cursos de licenciatura ofertados pela Universidade Federal em análise. Os resultados obtidos permitem apontar alguns caminhos para a melhoria da formação inicial e continuada dos professores da EJA.
Conçue pour ceux qui n’ont pas eu accès à l’école ou qui n’ont pas poursuivi leurs études dans l’enseignement primaire et secondaire à l’âge approprié, l’éducation des jeunes et des adultes (EJA), conformément aux lignes directrices curriculaires nationales (DCN), doit être pensée comme un modèle pédagogique de création de situations pédagogiques qui répondent aux besoins d’apprentissage de son public-cible. Les DCN renforcent aussi le besoin de consolider une politique par l’EJA guidée par l’inclusion sociale et par la qualité, en fournissant, parmi d’autres stratégies, une politique de formation spécifique destinée aux enseignants qui travaillent dans ce type d’enseignement. C’est en partant de ces considérations que nous avons organisé l’étude présentée ci-dessous. Il s’agit d’un travail encadré dans un vaste projet de recherche sur la formation des enseignants, qui se centre sur la conception du curriculum de formation initiale des enseignants de l’Université Fédérale du Pará et qui analyse en quelle mesure ces cours assurent aux futurs enseignants de l’éducation des adultes une formation qui leur permette de prendre en compte les caractéristiques de leurs élèves. Nous avons fait une approche qualitative, structurée en plusieurs étapes. La première étape, sur laquelle repose cette communication, s’occupe d’une revue de la littérature sur les aspects historiques et juridiques de l’EJA et de l’analyse des dessins curriculaires de 15 curricula de formation initiale des enseignants offerts par l’Université Fédérale du Pará, dans le campus de l’Université de Belém do Pará. Les résultats renvoient à quelques façons d’améliorer la formation initiale et continue des enseignants de l’éducation des adultes.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34604
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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01. Formação Inicial de Professores da EJA (AFIRSE, 2013) (1).pdf
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