Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3461

TítuloO conceito de futuro
Autor(es)Araújo, Emília Rodrigues
Palavras-chaveFuturo
Tempo
Horizonte
Data2005
EditoraUniversidade do Minho. Núcleo de Estudos de Sociologia (NES)
CitaçãoARAÚJO, Emília Rodrigues, org. – “O futuro não pode começar : actas da conferência, Braga, 2005”. Braga: Núcleo de Estudos de Sociologia da Universidade do Minho, 2005.
Resumo(s)Porque o passado e o futuro são, há um ponto de acordo no pensamento ocidental sobre esta questão: apesar de distinções relevantes em termos culturais, quase não seríamos capazes de viver sem memória do passado, uma orientação para o presente e o sentido de devir (Chesneaux, 2004:94). Com rasgos etnocêntricos a trespassar o raciocínio, podemos afirmar que questionar o futuro corresponde a interrogarmo-nos não apenas sobre o que fomos e o que somos mas também sobre o que seremos, considerando que grande parte desse futuro está já determinada no tempo presente e no passado, tempos entendidos em Sociologia como horizontes temporais, isto é, como perspectivas em relação às quais orientamos a acção.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3461
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications
DS/CICS - Actas/Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
acta_parte1.pdfdocumento principal195,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID