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https://hdl.handle.net/1822/34686
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Elias, Ana Paula | por |
dc.contributor.author | Taveira, Maria do Céu | por |
dc.contributor.author | Pinto, Joana Carneiro | por |
dc.contributor.author | Gonçalves, Manuela | por |
dc.contributor.author | Faria, Susana | por |
dc.contributor.author | Lent, Robert | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-01T17:41:58Z | - |
dc.date.available | 2015-04-01T17:41:58Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/34686 | - |
dc.description.abstract | Lent (2004) apresenta um modelo sócio-cognitivo de bem-estar em situações normativas de vida que tem sido aplicado a ambientes escolares e profissionais (Lent & Brown, 2006). Este trabalho apresenta os resultados principais do teste ao modelo em contexto académico angolano. O estudo envolveu 256 estudantes universitários, de ambos os sexos (122 homens e 132 mulheres), com uma média de idades de 26,06 anos (DP=7,780), a frequentar os primeiros três anos de diferentes licenciaturas (1oano=161; 2oano=79; 3oano=16) na Universidade Privada Óscar Ribas e no Instituto Superior Público de Ciências de Educação, nas províncias de Luanda e Huíla, respectivamente. As medidas utilizadas permitiram a avaliação das seguintes variáveis: Sentimentos de Auto-eficácia Académica, Suporte Ambiental, Progresso Percebido em Objectivos Académicos, Ajustamento Académico Percebido, Disposição Afectiva, e Satisfação com a Vida em Geral, administradas no primeiro semestre lectivo de 2010/2011. O modelo testado e já experimentado em estudantes portugueses europeus (Lent, Taveira, Sheu, & Singley, 2009), apresenta um bom ajustamento aos dados de estudantes angolanos (CFI=0,978; RMSEA=0,090; א2(4)=12,2). O modelo ajustado explica 45% da variabilidade do bem – estar dos alunos e 13% da variabilidade da sua satisfação com a vida em geral. Todas as trajectórias são estatisticamente significativas (p<0.05). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | bem-estar académico | por |
dc.subject | análise de trajectórias | por |
dc.subject | estudantes universitários | por |
dc.subject | Angola | por |
dc.title | Trajectórias de adaptação à carreira no ensino superior Angolano | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 7 - 9 Set. 2011 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Corunha, Espanha | por |
oaire.citationTitle | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.conferencePublication | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas DMA - Livros de atas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Trajectórias de adaptação à carreira no ensino superior angolano.pdf | Documento principal | 172,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |