Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/34687

TitleO papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: perspectivas de pais e de estudantes
Author(s)Carvalho, Marisa
Taveira, Maria do Céu
KeywordsCarreira
Grounded theory
Influência parental
Intervenção vocacional
Career
Career counselling
Parental influence
Issue dateApr-2010
JournalAnálise Psicológica
CitationCarvalho, C., & Taveira, M. C. (2010). O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Perspectivas de pais e de estudantes. Análise Psicológica, 28(2), 333-341.
Abstract(s)O presente estudo tem como objectivos analisar perspectivas de pais e alunos acerca do papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos e retirar implicações para a conceptualização da intervenção vocacional no Ensino Secundário, prosseguindo investigação anterior (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas de um total de 62 participantes, através de questionário de resposta aberta (Pinto, 2000). Na perspectiva dos participantes, os pais podem contribuir para o desenvolvimento de carreira através da relação com os filhos e através da relação com o meio. Os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, e da participação e promoção de actividades. Isto traduz a necessidade da intervenção vocacional contemplar os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34687
ISSN0870-8231
Publisher versionhttp://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0870-82312010000200008&script=sci_arttext
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário.pdfDocumento principal73,92 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID