Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34687

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Marisapor
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céupor
dc.date.accessioned2015-04-01T17:45:57Z-
dc.date.available2015-04-01T17:45:57Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.citationCarvalho, C., & Taveira, M. C. (2010). O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Perspectivas de pais e de estudantes. Análise Psicológica, 28(2), 333-341.por
dc.identifier.issn0870-8231por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/34687-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objectivos analisar perspectivas de pais e alunos acerca do papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos e retirar implicações para a conceptualização da intervenção vocacional no Ensino Secundário, prosseguindo investigação anterior (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas de um total de 62 participantes, através de questionário de resposta aberta (Pinto, 2000). Na perspectiva dos participantes, os pais podem contribuir para o desenvolvimento de carreira através da relação com os filhos e através da relação com o meio. Os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, e da participação e promoção de actividades. Isto traduz a necessidade da intervenção vocacional contemplar os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCarreirapor
dc.subjectGrounded theorypor
dc.subjectInfluência parentalpor
dc.subjectIntervenção vocacionalpor
dc.subjectCareerpor
dc.subjectCareer counsellingpor
dc.subjectParental influencepor
dc.titleO papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: perspectivas de pais e de estudantespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0870-82312010000200008&script=sci_arttextpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage333por
oaire.citationEndPage341por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleAnálise Psicológicapor
oaire.citationVolume28por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.journalAnálise Psicológicapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário.pdfDocumento principal73,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID