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https://hdl.handle.net/1822/34693
Título: | Estatística e probabilidades: 7º - 9º ano de Matemática e 10º - 12º ano de Matemática A |
Autor(es): | Santos, Paula Maria Viamonte da Silveira Pereira dos |
Orientador(es): | Azevedo, Cecília Maria Martins, Paula Mendes |
Palavras-chave: | Estatística Probabilidades Ensino básico Ensino secundário Statistics Probabilities Basic education Secondary education |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este trabalho de investigação centra-se fundamentalmente no objetivo de analisar e comparar os
novos Programas e Metas Curriculares de Matemática e de Matemática A, com os anteriores
Programas, no Ensino Básico, do sétimo ao nono ano de escolaridade, e no Ensino Secundário, do
décimo ao décimo segundo ano de escolaridade, no âmbito dos conteúdos curriculares de
Estatística e de Probabilidades.
Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados diversos documentos:
No que diz respeito ao Ensino Básico, destaca-se o documento da Reorganização Curricular do
Ensino Básico, que culminou com a publicação do Decreto - Lei nº 6/2001. Neste ano foi publicado
o Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB), um documento oficial, que passou a coexistir com o
programa da disciplina, o qual permaneceu em vigor, na sua generalidade, tal como fora escrito em
1991, tendo-se procedido a um ajustamento, com versão homologada a 28 de dezembro de 2007,
na brochura de apoio do tema da Organização e Tratamento de Dados nos cadernos de apoio do
1.º, 2.º e 3.º Ciclos e nas Metas Curriculares de Matemática, tendo o Programa de Matemática do
Ensino Básico sido homologado a 17 de junho de 2013.
Relativamente ao Ensino Secundário a análise é feita com base no Programa inicial de Matemática
A do Ensino Secundário, de 1996, que foi reajustado em 2001, dirigido aos alunos dos Cursos
Científico Humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Ciências Socioeconómicas; brochuras de
apoio da componente de Estatística do programa do 10.º ano, e da componente de Probabilidades
e Combinatória do Programa do 12.º ano; nos cadernos de apoio para o 10.º, 11.º e 12.º ano de
escolaridade; e no documento das Metas Curriculares de Matemática A do Ensino Secundário,
tendo o Programa da disciplina de Matemática A, sido homologado a 20 de janeiro de 2014. This research is made, basically, to analyze and compare the new Mathematics and Mathematics A programs and curricular goals with the previous ones, respectively, in Basic Education, from the seventh to the ninth grades and Secondary School, from the tenth to the twelfth grades, considering in particular the curricular content of Statistics and Probabilities. Several documents were used in the development of this thesis. As far as the Basic Education is concerned I highlight the Basic Education Curricular Reorganization document that culminated with publication of the Decree-Law number 6/2001. In 2001, the Basic Education National Curriculum (CNEB), an official document, was published and now it coexists with the subjects programs, which remain in force basically as they were written in 1991, later, it was adjusted and that version was approved on 28 December 2007; in the brochure that supports the theme of Organization and Data Treatment; on the support notebooks of the the first, second and third cycles; and on the Mathematics Curricular Goals, considering that the Basic Education Mathematics Program was approved on 17 June 2013. When it comes to Secondary Education, this analysis is based on the Mathematics A initial program for the Secondary Education of 1996, which was readjusted in 2001, addressed to the students of Scientific Humanistic, the Sciences and Technology and Social Economic Science courses; the brochures of support of the tenth grade program statistics component, the twelfth grade program probability and combinatory component; on the support brochures for the tenth, eleventh and twelfth grades; and on the document of the Secondary School Mathematics A Curricular Goals, considering that the Mathematics A Program was approved on 20 January 2014. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34693 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DMA - Dissertações de mestrado |
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