Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34725
Título: | Projectos de formação de estudantes do ensino superior |
Autor(es): | Taveira, Maria do Céu Ribeiro, Iolanda da Silva |
Data: | 2003 |
Revista: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Citação: | Taveira, M. C., & Ribeiro, I. (2003). Projectos de Formação de Estudantes do Ensino Superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación, 10(8), 2399 - 2413. |
Resumo(s): | Assiste-se, nos últimos dez anos, no contexto do ensino superior da Psicologia, a uma maior oferta de cursos graduados e pós-graduados. Este fenómeno tem vindo a estar associado a uma procura elevada pelos alunos do ensino secundário por este domínio de formação. Ao longo dos cursos de graduação e pós-graduação os alunos efectuam diversas escolhas específicas que permitem desenhar uma trajectória pessoal e vocacional naquele contexto. Tais escolhas pressupõem que os alunos tomem um conjunto de decisões face às quais se sentem com frequência indecisos. Tem sido preocupação e interesse das responsáveis da Unidade de Psicologia Escolar e da Educação do Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho analisar tais percursos, no sentido de identificar necessidades de apoio nas suas decisões, quer em termos do processo de ensino-aprendizagem, quer em termos do processo de desenvolvimento vocacional. Nesta comunicação, apresentam-se os resultados principais de um inquérito efectuado junto de uma amostra de alunos de Psicologia do ensino superior público português. Discutem-se as implicações dos dados obtidos para a intervenção psicológica no ensino superior. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34725 |
ISSN: | 1138-1663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projectos de Formação de Estudantes do Ensino Superior.PDF | Documento principal | 1,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |