Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34750

TítuloDesenvolvimento vocacional nos primeiros anos da adolescência: teoria e prática
Autor(es)Taveira, Maria do Céu
Data1998
Resumo(s)[Introdução] Em geral, no contexto da literatura sobre a Intervenção vocacional, o conhecimento de si próprio e das futuras alternativas escolares e profissionais bem como o desenvolvimento dos rudimentos da tomada de decisão têm sido considerados dois aspectos Importantes a desenvolver no Ensino Básico, tanto como filosofia como praxis. Neste contexto, os modelos mais actuais da orientação vocacional têm vindo também a reforçar a Ideia de que a Intervenção vocacional durante a Infância e os primeiros anos da adolescência, ou seja, nos primeiros anos do Ensino Básico, deveria caracterizar-se pela oferta sistemática de conhecimento e de competências através do currículo, a partir de formas de cooperação efectiva entre os pais, professores e profissionais da orientação. Staleye Manglesi (1984), entre outros (exs: Gottfredson, 1981; Sellgman, 1994; Super, 1981; Zunker, 1994) fizeram notar que as crianças começam a formular decisões vocaclonais, mesmo antes de irem à escola e vão adquirindo impressões sobre o trabalho que as pessoas conhecidas realizam (exs: familiares, vizinhos, pessoas da comunidade), o tipo de locais onde as pessoas estão empregadas, os benefícios e compensações que as mesmas auferem e as capacidades requeridas para uma realização aceitável. Com base nestas Impressões e modelos observados, as crianças não só vão considerando certas actividades, trabalhos e profissões como carreiras possíveis para si próprias como também vão pondo de lado outras, tanto para o presente como para o futuro. Assim, quando entram na escola, muitas crianças têm já noções mais ou menos claras sobre a existência de diferentes tipos de trabalho ou empregos e sabem que as pessoas decidem fazer este ou aquele tipo de trabalho. Durante os primeiros anos de escolaridade, então, as crianças podem expressar já muitas escolhas profissionais. Frequentemente, trata-se de profissões que derivam dos mais significativos e, mais tarde, das profissões dos seus heróis. Os trabalhadores que são poderosos, habilidosos, corajosos e orientados para a acção, por exemplo, são particularmente desejados e emulados pelas crianças. Nesta fase da vida e do desenvolvimento vocacional, as preferências vocacionais assentam, num primeiro momento, não na apreciação de gostos ou outras características pessoais, mas tão somente na fantasia, nos símbolos de poder, de autoridade e de prestígio reflectidos nas actividades desempenhadas pelos adultos significativos ou por heróis reconhecidos e, naquilo que parece excitante e agradável. Nesta fase inicial do desenvolvimento vocacional, que Ginzberg, Ginsburg, Axlrad e Herma (1951) e Super (1995) designam como correspondendo a um estádio de fantasia ou crescimento, será Importante estimular o jogo, a simulação, a curiosidade e a exploração de aspectos do mundo exterior e de sipróprio, pois são estes processos que permitem às crianças, recolher e processar Informação válida sobre si e sobre o meio e formar os seus primeiros auto-conceitos. Segundo aqueles autores, o estádio da Fantasia oferece oportunidades para a criança tentar, ensaiarem Imaginação ou no jogo e nas suas actividades, muitos dos papéis adultos, sem correr qualquer risco. As crianças retiram satisfação no desempenho destes papéis poderosos dos seus heróis e adquirem alguma auto-conflança. Os adultos (pais, outros familiares, educadores e professores) devem, portanto, encorajar a fantasia durante este período e evitar introduzir elementos realistas prematuros. Ou seja, não deve haver a preocupação de ajustar as escolhas das crianças a opções profissionais adequadas à sua situação porque as preferências expressas durante este estádio são, geralmente, instáveis e de curta duração.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34750
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento vocacional nos primeiros anos da adolescência.pdfDocumento principal2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID