Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34832
Título: | A radiação solar e a utilização de protetores solares : uma investigação centrada em professores, alunos e manuais escolares de física e química |
Outro(s) título(s): | Sun radiation and the use of sun protectors : a research focused on teachers, students and school physical sciences textbooks |
Autor(es): | Marques, Diana Raquel |
Orientador(es): | Leite, Laurinda |
Data: | 9-Set-2014 |
Resumo(s): | O ensino das ciências deve contribuir para a formação de cidadãos capazes de tomar
decisões informadas relativamente a temas de cariz socio científico, contribuindo, assim, para
uma desejável educação em ciências para a cidadania. Neste sentido, os alunos, enquanto
cidadãos, deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam agir, de forma ativa e
fundamentada, em questões relacionadas com assuntos de saúde pública. Um desses assuntos
prende-se com os efeitos que a exposição excessiva à radiação solar pode provocar no ser
humano e com a consequente necessidade de utilizar protetores solares de forma adequada. No
sentido de promover a aprendizagem dos alunos acerca da Radiação Solar e Protetores Solares,
é fundamental que os manuais escolares contenham informação completa e correta sobre o
assunto em causa. Torna-se, ainda, fundamental que os professores façam uma abordagem
adequada do assunto nas aulas, permitindo aos alunos realizar aprendizagens significativas e
individual e socialmente úteis sobre essa temática. No entanto, a investigação centrada na
problemática da Radiação Solar e Protetores Solares sugere que, embora os alunos possam ter
conhecimentos sobre os malefícios da radiação solar sobre a pele, nem sempre utilizam,
adequadamente, o protetor solar. Acresce que a investigação centrada na análise da abordagem
de temas científicos em manuais escolares mostra que, nem sempre, esses temas são tratados
de forma pedagogicamente adequada e/ou cientificamente correta e completa.
Neste contexto, a presente investigação, centrada no tema Radiação Solar e Protetores
Solares, visa responder à seguinte questão central de investigação: até que ponto a escola
prepara os alunos para a adoção de comportamentos adequados face à radiação solar (e mais
concretamente face à radiação ultravioleta) e para a utilização adequada de protetores solares?
Responder a esta questão requer que se averigue: i) que abordagens apresentam os manuais
escolares de Ciências Físico-Químicas, do 3º ciclo do ensino básico, e de Física e Química, do
ensino secundário, sobre a temática em estudo; ii) até que ponto os alunos de diferentes níveis
de escolaridade evidenciam conhecimentos científicos e atitudes apropriados à proteção
consciente face à radiação solar e se haverá diferenças nos conhecimentos e práticas de
proteção entre alunos da área urbana, da área litoral ou da área rural; iii) que importância
atribuem os professores à formação dos alunos em Radiação Solar e Protetores Solares e como
avaliam as abordagens que os manuais escolares fazem do assunto em questão. A investigação envolveu: uma análise de conteúdo das secções em que são tratados os
tópicos relacionados com Radiação Solar e Protetores Solares, em 23 manuais de 3º ciclo e do
ensino secundário, apoiada por uma grelha de análise; a aplicação de um questionário, a uma
amostra de 270 alunos, selecionados em 15 escolas dos distritos de Braga e Viana do Castelo,
estando 135 alunos a frequentar o 9º ano e outros 135 a frequentar o 11º ano, sendo, em cada
subamostra, 45 alunos da área urbana, 45 da área litoral e 45 da área rural; a aplicação de
outro questionário, a 30 professores de Física e Química das mesmas escolas. Nos manuais
averiguou-se os assuntos tratados, o que sobre eles é dito e o modo como são tratados. Os
alunos responderam a questões sobre conhecimentos e práticas de proteção face à radiação
solar e de utilização de protetor solar. Os professores foram questionados sobre a importância e
a prática de lecionação da temática em estudo, bem como sobre a formação dos alunos em
Radiação Solar e Protetores Solares e sobre a qualidade das abordagens que os manuais
escolares fazem da temática em causa.
Os resultados obtidos sugerem que os manuais escolares que abordam a temática
Radiação Solar e Protetores Solares fazem-no de forma incompleta, apresentando, por vezes,
ilustrações que podem contribuir para que os alunos desenvolvam conceções alternativas sobre
o assunto. Os alunos parecem revelar conceções incompletas, ou mesmo alternativas, sobre o
assunto em estudo, bem como práticas minimalistas e/ou inadequadas de utilização de
protetores solares e os conhecimentos que apresentam parecem não depender do ano de
escolaridade nem da área geográfica em que residem. Os professores, embora considerem
importante abordar a temática Radiação Solar e Protetores Solares, nem sempre o fazem nas
suas aulas, em parte devido ao facto de os documentos orientadores do ensino e aprendizagem
não a contemplarem, consideram que a formação dos alunos nessa temática não é a mais
adequada e são pouco críticos face às abordagens efetuadas pelos manuais escolares que
dizem conhecer.
Assim, as conclusões desta investigação evidenciam a necessidade de os manuais
escolares prestarem mais atenção à Radiação Solar e Protetores Solares e de os professores de
Física e Química serem capazes de encontrar possibilidades de abordar esta temática, nos dois
níveis de ensino, sob pena de a formação científica dos alunos ser posta em causa, ainda que
essa temática possa não estar explicitamente contemplada nas metas curriculares e,
consequentemente, seja pouco provável que venha a ser contemplada nos manuais escolares. In order to attain the goal of science education for citizenship, science teaching should prepare citizens to take decisions on socio scientific issues. This means that students should acquire knowledge that enables them to engage into scientifically based actions focusing on societal issues related to, for example, public health. One of these issues has to do with the effects of sun radiation on human beings and the consequent need of appropriate use of sun protectors. School textbooks should include correct and complete information on Sun Radiation and Sun Protectors if students’ learning about this issue is to be promoted. In addition, it is necessary that teachers deal appropriately with this theme in the classroom so that students may carry out meaningful as well as individually and socially relevant learning on it. However, research centred on Sun Radiation and Sun Protectors suggests that even though students may hold some knowledge about the harmful effects of sun radiation, they do not always use sun protectors appropriately. In addition, research focusing on the textbooks content indicates that the way they deal with science themes is not always pedagogically appropriate and/or scientifically correct and complete. This piece of research focuses on Sun Radiation and Sun Protectors and it aims at finding out an answer to the following main research question: to what extend does school prepare students to take appropriate behaviours towards sun radiation (namely towards ultraviolet radiation) and to appropriately use sun protectors? Giving an answer to this question requires finding out: i) what sort of approaches do Physical Sciences textbooks use when they develop the theme under question; ii) to what extent do students in diverse school level show conceptual knowledge and attitudes appropriate to a conscious sun radiation protection and if whether there are differences between sun protection knowledge and sun protection practices of students living in different geographic areas: urban, cost, and rural areas; iii) what importance do teachers give to students’ knowledge about Sun Radiation and Sun Protectors and how do they evaluate the approaches that textbooks use to deal with the theme under question. Research carried out included: i) a content analysis of 23 junior and high school textbooks’ sections that focus on topics within the scope of Sun Radiation and Sun Protectors, based on a checklist; ii) the application of a questionnaire to 270 students selected from 15 schools located in the districts of Braga and Viana do Castelo; one half of them were attending 9th grade and the other half were attending 11th grade; in each grade, students were equally divided by the three geographic areas; iii) the application of another questionnaire to 30 teachers teaching at the same schools from students were selected. In the first case, the topics dealt with, the content of each one, and the way they are approached were investigated. In the second case, students were inquired about their knowledge and practices regarding protection from sun radiation and use of sun protectors. Teachers were inquired about their opinions on the importance and practices of teaching the theme under question, about students’ education on Sun Radiation and Sun Protectors, as well as about the scientific and pedagogic quality of textbooks dealing with Sun Radiation and Sun Protectors approaches. Results suggest that school textbooks that deal with the theme Sun Radiation and Sun Protectors do it in an incomplete way and sometimes they use illustrations that may foster students’ development of alternative conceptions on the theme. Students seem to reveal incomplete or even alternative conceptions on Sun Radiation and Sun Protectors and their knowledge seems to be independent from the geography area they live in. Besides, they seem to adopt minimal/inadequate practices with regard to sun protectors uses. Even though Sun Radiation and Sun Protectors is a relevant theme from teachers point of view, they do not always teach it the their classrooms at least in part due to the fact that curriculum guidelines do not include it in an explicit way. In addition, they believe that students’ education on the theme is not too much appropriate and are not critical enough towards textbook approaches. Hence, the conclusions of this research study stress the need to have both textbooks paying more attention to Sun Radiation and Sun Protectors and Physical Sciences teachers more able to find ways of dealing with this theme, at the two school levels, in order to promote students’ science education for citizenship. Even though the theme is not explicitly mentioned in the curriculum aims, this challenge needs to be overcome also because it seems improbable that the theme is acknowledged by school textbooks in the near future. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Educação em Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34832 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diana Raquel da Silva Mouta Marques.pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |