Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34858
Título: | Em diálogo: um espaço aberto à mediação |
Outro(s) título(s): | In dialogue: an open space to mediation |
Autor(es): | Cunha, Sílvia Marina Silva |
Orientador(es): | Silva, Ana Maria Costa e |
Palavras-chave: | Mediação Cidadania ativa Educação não-formal Investigação-ação Intervenção Mediation Active citizenship Non-formal education Research-action Intervention |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório vislumbra a apresentação de um projeto de mediação, desenvolvido num
contexto real de trabalho, no âmbito do Estágio Académico do Mestrado em Mediação Educacional e
Supervisão na Formação, entre Outubro de 2013 e Junho de 2014, numa instituição particular de
solidariedade social (IPSS) por mim selecionada.
O conceito de mediação carateriza-se pela sua complexidade, uma vez que se verifica que este
já não é apenas associado a uma prática alternativa de resolução de conflitos. Deste modo, a
mediação tem-se manifestado em múltiplos campos e associado a diversos contextos e práticas. O
meu estágio incidiu no âmbito da mediação familiar e socioeducativa com caráter preventivo e
resolutivo. A dinamização das atividades pelo estágio em foco neste relatório, através do
desenvolvimento de um projeto de intervenção intitulado “Em Diálogo, um espaço aberto à mediação”,
ampliou os serviços prestados pela instituição, tendo este a principal intenção de responder, com
qualidade e adequação, às necessidades e especificidades do contexto.
Através da leitura deste relatório de estágio, pretende-se dar a conhecer ao leitor as diferentes
fases integrantes do processo de investigação-intervenção, desde o diagnóstico de necessidades até às
ações dinamizadas para dar resposta às mesmas, evidenciando-se os conteúdos teóricos mobilizados,
as metodologias, procedimentos e modos de atuação, bem como os resultados obtidos.
Pelas vantagens e benefícios que apresenta, a prática da mediação revela-se não só urgente
como necessária, potenciando contextos e relações. Tal constatação é justificada através da leitura
deste documento, no qual se conclui que a dinamização da mediação se declarou apropriada, capaz de
responder às necessidades do contexto e do seu público, dando voz ativa aos intervenientes
implicados. The present report envisions the presentation of a project of mediation, developed in a real work environment, under the academic stage of Master in Education – Mediation and Supervision of Professional Development, between October 2013 and June 2014, in a private charitable institution (IPSS) selected by me. The concept of mediation characterizes itself by its complexity, since it appears that this is no longer just associated with an alternative practice of conflict resolution. Thereby, mediation is manifested in multiple fields and associated with different contexts and practices. My internship focused on the family and socio-educative mediation with preventive and resolute character. The dynamics of the activities for the internship focused in this report, by developing an intervention project entitled "In Dialogue, an open space to mediation", expanded the services provided by the institution, with the main intention of responding with quality and suitability to the needs and specificities of the context. By reading this internship report, it is intended to familiarize the reader with the different stages of the research-intervention process, from the needs assessment to the actions dynamized to give answer to those different stages, showing the mobilized theoretical contents, the methodologies, procedures and methods of operation, as well as the results obtained. For the advantages and benefits that it presents, the practice of mediation proves not only to be urgent, but also required, enhancing relationships and contexts. Such observation is justified by the reading of this document, which concludes that the dynamization of mediation proved itself appropriated, able to respond to the needs of the context and its public, giving active voice to the intervenients involved. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34858 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sílvia Marina Silva Cunha.pdf | 10,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
1. Apêndices.zip | 5,55 MB | Unknown | Ver/Abrir | |
2. Anexos.zip | 8,24 MB | Unknown | Ver/Abrir |