Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34916

TítuloTelejornalismo interativo: entre a promessa e a realidade : análise dos contextos do Brasil e de Portugal
Autor(es)Tourinho, Carlos Alberto Moreira
Orientador(es)Lopes, Felisbela
Palavras-chaveComunicação
Televisão
Telejornalismo
Interação
Interatividade
Communication
Television
TV Journalism
Interaction
Interactivity
Data27-Nov-2014
Resumo(s)Dentre os elementos constitutivos do novo ethos da Comunicação contemporânea, revolucionada a partir do advento e da popularização da Internet, os conteúdos interativos apresentam-se como propulsores de novos hábitos e gostos dos consumidores. Potencializada pelos media digitais, a interação com o telespectador impactou, também, a televisão aberta que logo prometeu abrir novos espaços para seus telespectadores. Esta investigação analisa como a promessa de interação se revela no contexto do telejornalismo praticado em Portugal e no Brasil. A pesquisa identificou, na atualidade instalada nos telejornais, a existência de barreiras invisíveis onde os enunciadores dos informativos não envolvem o público com o conteúdo. Até mesmo a tecnologia já disponível para outros gêneros de programas de televisão não é utilizada pelos principais telejornais. A possibilidade do telespectador interferir na notícia é vista com resistência por parte deste medium. Os telejornais são tratados pelas emissoras como instâncias de poder que elas demonstram não querer compartilhar. Por outro lado, há o indicativo de um novo paradigma em construção na televisão, em geral, que poderá influenciar os telejornais. O fenômeno comunicacional do segundo ecrã – uma apropriação que parte do internauta – é um deles. O outro é a crescente abertura de espaços, ainda que simbólicos, para o telespectador. Um dos fatores que irá determinar se esta premissa poderá se tornar hegemônica nos telejornais está relacionado com as necessidades concorrenciais. Esta investigação identificou que os mais avançados nesta perspectiva são justamente aqueles que lutam para se diferenciar dos líderes de audiência.
Amongst the constituent elements of the new ethos of contemporary communication, revolutionized since the advent and popularization of the Internet, interactive contents present themselves as drivers of new habits and tastes of consumers. Empowered by digital media, the interaction with the viewer also impacted broadcast television which soon promised to open new spaces for its audience. This research examines how the promise of interaction is revealed in the context of television journalism practiced in Portugal and Brazil. This study has identified in today`s newscasts the existence of invisible barriers where the enunciators of the informative do not involve the audience with the presented content. Even the current technology available to other genres of TV shows is not utilized by the main news. The possibility for the viewer to interfere in the news is met with resistance by this medium. News programs are treated by the stations as instances of power which they don't demonstrate any will of sharing. On the other hand, there is an indication of a new paradigm in construction on television, in general, that might influence newscasts. The communication phenomenon of the second screen – an appropriation that comes from the internet user – is one of them. Another one is the increasing openness of spaces, even symbolic, for the viewer. One of the factors that will determine whether this assumption may become hegemonic newscasts is related with competitive needs. This research has identified that the most advanced in this perspective are precisely those who struggle to set themselves apart from the rating leaders.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Comunicação (ramo de conhecimento em Estudos de Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34916
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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