Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34996
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | por |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda da Silva | por |
dc.contributor.author | Santos, Sandra Cristina Silva | por |
dc.contributor.author | Cadime, Irene | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-28T10:02:14Z | - |
dc.date.available | 2015-04-28T10:02:14Z | - |
dc.date.issued | 2012-12 | - |
dc.identifier.issn | 1646-9526 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/34996 | - |
dc.description.abstract | Resumo Neste artigo são apresentados dois programas de ensino explícito da compreensão de leitura – “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender… Do saber ao saber fazer” – destinados a alunos do 3.º ao 6.º anos de escolaridade e que podem ser desenvolvidos em contexto de sala de aula ou em contexto de grupo de apoio/recuperação. São apresentados exemplos de operacionalização das estratégias propostas, com o recurso à Família Compreensão, um conjunto de personagens especialmente criado para estes programas com o objetivo de modelar, no leitor, o uso das estratégias mais adequadas para executar as tarefas, munindo-o de instrumentos para regular a sua compreensão e colmatar lacunas e/ou dificuldades em compreender quer os textos lidos, quer as próprias perguntas que orientam a leitura dos mesmos. Palavras chave: Compreensão da leitura, ensino explícito, metacognição | por |
dc.description.abstract | This article presents two reading comprehension teaching programs. “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” and “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer” created for students from the 3rd to the 6th year of scholarship. They can be developed during class or in support/recovery work groups. In the programs, examples of the proposed learning strategies are presented, through the use of the “Comprehension Family”, a set of characters created specifically for these programs with the purpose of giving the readers different ways to use strategies fitted to complete each task, and also different instruments to regulate comprehension and complement possible gaps and/or difficulties in comprehending the texts read and the questions that complement them. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Compreensão da leitura | por |
dc.subject | Ensino explícito | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.title | Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://issuu.com/exedrajournal/docs/final-portugues-exedra2012finalmente | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 447 | por |
oaire.citationEndPage | 465 | por |
oaire.citationTitle | Exedra. Português: Ensino e Investigação. | por |
oaire.citationVolume | Número Temático | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Outras Humanidades | por |
sdum.journal | Exedra. Português: Ensino e Investigação. | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
36-numero-tematico-2012.pdf | Documento principal | 779,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |