Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35080

TítuloConceção, implementação e avaliação de uma metodologia blended-learning no ensino da farmacoterapia, baseada em casos clínicos
Autor(es)Jesus, Ângelo
Orientador(es)Gomes, Maria João
Cruz, Agostinho
Data28-Jul-2014
Resumo(s)A incorporação de atividades de formação a distância por instituições de ensino superior é considerada um importante contributo para a criação de novas oportunidades de ensino, tanto ao nível de formação inicial, como da formação contínua. No campo da educação e formação clínica, os educadores e os clínicos vêm reconhecendo progressivamente o potencial das TIC para efeitos de aprendizagem, prática e avaliação de conhecimentos. Na Medicina e na Enfermagem, são vastos os exemplos que ilustram a adaptação das componentes tecnológicas e dos métodos pedagógicos. Contudo, tanto quanto foi possível indagar, na área da Farmácia, os exemplos internacionais são escassos, e nulos a nível nacional. A possibilidade de os estudantes terem acesso a suporte tecnológico para as aulas é um evento encorajador, na expectativa de melhorar os resultados da aprendizagem e diversificar o currículo da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP). Este objetivo tem sido perseguido desde a implementação do Processo de Bolonha, em experiências isoladas, porém foi considerado estratégico avançar com uma intervenção de maior escala, mais consistente e que seja capaz de combinar um ensino baseado em casos clínicos (na Unidade Curricular de Simulações) e uma abordagem Blended Learning . Para promover uma transição de um modelo Case Based Learning presencial para um modelo digital foi necessário efetuar uma análise prévia da instituição e dos seus estudantes, de forma a compreender quais os desafios que se colocavam á priori. Consequentemente, e tendo por base os referenciais teóricos e contribuições das diferentes teorias de aprendizagem, efetuou-se uma proposta de modelo pedagógico para aprendizagem baseada em casos em regime semipresencial. Nesta proposta foi dado especial ênfase à aprendizagem colaborativa e à problemática da avaliação a distância. Paralelamente, foi desenvolvido um método de desenho pedagógico para a criação e avaliação de objetos de aprendizagem e outros e-conteúdos. Este trabalho é justificado pela necessidade de desmistificar estas entidades digitais e capacitar o professor para o seu processo de criação e avaliação. Cientes de que qualquer inovação pedagógica e tecnológica requer uma avaliação, e na inexistência de um instrumento no idioma nacional para o efeito, procedeu-se à tradução e adaptação do Web Based Learning Environment Inventory para a língua Portuguesa. Os resultados estatísticos, atestam a fiabilidade do instrumento na avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para determinar o impacto do projecto ao nível do desempenho dos estudantes, da sua motivação e estratégias de aprendizagem, levou-se a cabo um estudo quasi-experimental em time-series e before and after design, nos anos curriculares 2010/2011 e 2011/2012. Os resultados não demonstram alterações significativas ao nível da motivação e das estratégias de aprendizagem embora tenham sido relatadas variações positivas ao nível da orientação para objetivos intrínseca, organização e gestão do tempo e regulação do esforço. Ao nível do desempenho, pode inferir-se que existem diferenças significativas, sendo que os alunos obtiveram melhores classificações no regime blended-learning, comparativamente com o regime presencial. Adicionalmente, demonstrou-se que a iniciativa pode ser conseguida de forma eficaz, seguindo métodos pedagógicos pré-estabelecidos e que acima de tudo não prejudicou o desempenho dos estudantes. Foi igualmente efetuada uma avaliação do ambiente virtual de aprendizagem implementado, de forma a validar a experiência do ponto de vista conceptual. Este trabalho permitiu garantir aos estudantes novos ambientes e estratégias de aprendizagens, bem como o desenvolvimento de novas competências de aprendizagem e colaboração online, as quais podem ser relevantes num contexto de sociedade do conhecimento em rede, e num contexto de aprendizagem ao longo da vida. Perspetiva-se que os resultados obtidos sejam agora alvo de reflexão por parte da equipa de docentes de forma a ultrapassar fragilidades e propor alternativas para novas edições de formação a distância em farmacoterapia baseada em casos clínicos. Espera-se igualmente que os resultados sejam encorajadores para gestão e administração e que possam servir de base para a diversificação das atividades e formações a distância na ESTSP-IPP.
The incorporation of distance education activities by higher education institutions, is considered an important contribution for the creation of new learning opportunities, both in terms of initial, as well as lifelong training. In the field of clinical education and training, educators and clinicians are gradually recognizing the potential of ICT for learning purposes, practice and assessment of knowledge. In medicine and nursing, there are extensive examples that illustrate the adaptation of technological components and teaching methods. However, as much as it was possible to ascertain, in the area of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, international examples are scarce, and void at a national level. The possibility of students gaining access to technological support for classes, is an encouraging event in the expectation to improve learning outcomes and diversifying the curriculum of Bachelor in Pharmacy in the School of Allied Health Sciences of Porto (ESTSP-IPP). This goal has been pursued since the implementation of the Bologna Process, in isolated experiments, but it was now deemed strategic, to move forward with a more consistent, larger scale involvement, that would be able to combine a Case Based with a Blended Learning approach. To promote a shift from a classroom model to a digital Case Based Learning model, it was necessary to perform a preliminary analysis of the institution and its students, in order to understand what challenges we would face. Grounded on the theoretical contributions of the different learning theories, we proposed pedagogical model for case-based digital approach.For this proposal, particular emphasis was given to collaborative learning and online assessment. Alongside we have developed a method for instructional design and evaluation of learning objects and other e-contents. This work is justified by the need to demystify these digital entities and enable the teacher to create and assess their own digital contents. Being aware that any educational and technological innovation requires an evaluation, and in the lack of an instrument in the national language for this purpose, we proceeded with the translation, validation and adaptation of Web Based Learning Environment Inventory for the Portuguese language. To determine the project's impact on student‘s performance, motivation and learning strategies level, we developed a time-series and before and after design study, in the academic years of 2010/2011 and 2011/2012. The results do not demonstrate significant changes in terms of motivation and learning strategies, but positive variations in intrinsic goals orientation, organization, time management and effort regulation have been reported. In terms of the final grade, the students on the blended learning approach, showed significant improvements. Additionally, it was shown that the initiative can be achieved effectively, following pre-established teaching methods and above all, does not impair the performance of the students. An assessment of the virtual learning environment implemented, was also performed, in order to validate the experience at the conceptual point of view. This work ensured new learning environments and strategies for students, as well as the development of new skills for learning and online collaboration, which may be relevant in the context of a networked knowledge society, and lifelong learning. The results obtained are now the subject of consideration by a team of teachers in order to overcome weaknesses and propose alternatives to new online editions of case based pharmacotherapy. It is expected that the results can be considered encouraging, by management and administration bodies, and could serve as basis, for increasing and diversifying distance learning activities in ESTSP-IPP.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35080
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ângelo Miguel Cardoso de Jesus.pdf
Acesso restrito!
5,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID