Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35080
Título: | Conceção, implementação e avaliação de uma metodologia blended-learning no ensino da farmacoterapia, baseada em casos clínicos |
Autor(es): | Jesus, Ângelo |
Orientador(es): | Gomes, Maria João Cruz, Agostinho |
Data: | 28-Jul-2014 |
Resumo(s): | A incorporação de atividades de formação a distância por instituições de ensino superior é
considerada um importante contributo para a criação de novas oportunidades de ensino, tanto
ao nível de formação inicial, como da formação contínua. No campo da educação e formação
clínica, os educadores e os clínicos vêm reconhecendo progressivamente o potencial das TIC
para efeitos de aprendizagem, prática e avaliação de conhecimentos. Na Medicina e na
Enfermagem, são vastos os exemplos que ilustram a adaptação das componentes tecnológicas e
dos métodos pedagógicos. Contudo, tanto quanto foi possível indagar, na área da Farmácia, os
exemplos internacionais são escassos, e nulos a nível nacional.
A possibilidade de os estudantes terem acesso a suporte tecnológico para as aulas é um evento
encorajador, na expectativa de melhorar os resultados da aprendizagem e diversificar o currículo
da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP).
Este objetivo tem sido perseguido desde a implementação do Processo de Bolonha, em
experiências isoladas, porém foi considerado estratégico avançar com uma intervenção de maior
escala, mais consistente e que seja capaz de combinar um ensino baseado em casos clínicos
(na Unidade Curricular de Simulações) e uma abordagem Blended Learning .
Para promover uma transição de um modelo Case Based Learning presencial para um modelo
digital foi necessário efetuar uma análise prévia da instituição e dos seus estudantes, de forma a
compreender quais os desafios que se colocavam á priori. Consequentemente, e tendo por base
os referenciais teóricos e contribuições das diferentes teorias de aprendizagem, efetuou-se uma
proposta de modelo pedagógico para aprendizagem baseada em casos em regime semipresencial.
Nesta proposta foi dado especial ênfase à aprendizagem colaborativa e à
problemática da avaliação a distância. Paralelamente, foi desenvolvido um método de desenho
pedagógico para a criação e avaliação de objetos de aprendizagem e outros e-conteúdos. Este
trabalho é justificado pela necessidade de desmistificar estas entidades digitais e capacitar o
professor para o seu processo de criação e avaliação. Cientes de que qualquer inovação
pedagógica e tecnológica requer uma avaliação, e na inexistência de um instrumento no idioma
nacional para o efeito, procedeu-se à tradução e adaptação do Web Based Learning Environment
Inventory para a língua Portuguesa. Os resultados estatísticos, atestam a fiabilidade do
instrumento na avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para determinar o impacto do projecto ao nível do desempenho dos estudantes, da sua
motivação e estratégias de aprendizagem, levou-se a cabo um estudo quasi-experimental em
time-series e before and after design, nos anos curriculares 2010/2011 e 2011/2012. Os
resultados não demonstram alterações significativas ao nível da motivação e das estratégias de
aprendizagem embora tenham sido relatadas variações positivas ao nível da orientação para
objetivos intrínseca, organização e gestão do tempo e regulação do esforço. Ao nível do
desempenho, pode inferir-se que existem diferenças significativas, sendo que os alunos
obtiveram melhores classificações no regime blended-learning, comparativamente com o regime
presencial.
Adicionalmente, demonstrou-se que a iniciativa pode ser conseguida de forma eficaz, seguindo
métodos pedagógicos pré-estabelecidos e que acima de tudo não prejudicou o desempenho dos
estudantes. Foi igualmente efetuada uma avaliação do ambiente virtual de aprendizagem
implementado, de forma a validar a experiência do ponto de vista conceptual. Este trabalho
permitiu garantir aos estudantes novos ambientes e estratégias de aprendizagens, bem como o
desenvolvimento de novas competências de aprendizagem e colaboração online, as quais podem
ser relevantes num contexto de sociedade do conhecimento em rede, e num contexto de
aprendizagem ao longo da vida. Perspetiva-se que os resultados obtidos sejam agora alvo de
reflexão por parte da equipa de docentes de forma a ultrapassar fragilidades e propor
alternativas para novas edições de formação a distância em farmacoterapia baseada em casos
clínicos. Espera-se igualmente que os resultados sejam encorajadores para gestão e
administração e que possam servir de base para a diversificação das atividades e formações a
distância na ESTSP-IPP. The incorporation of distance education activities by higher education institutions, is considered an important contribution for the creation of new learning opportunities, both in terms of initial, as well as lifelong training. In the field of clinical education and training, educators and clinicians are gradually recognizing the potential of ICT for learning purposes, practice and assessment of knowledge. In medicine and nursing, there are extensive examples that illustrate the adaptation of technological components and teaching methods. However, as much as it was possible to ascertain, in the area of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, international examples are scarce, and void at a national level. The possibility of students gaining access to technological support for classes, is an encouraging event in the expectation to improve learning outcomes and diversifying the curriculum of Bachelor in Pharmacy in the School of Allied Health Sciences of Porto (ESTSP-IPP). This goal has been pursued since the implementation of the Bologna Process, in isolated experiments, but it was now deemed strategic, to move forward with a more consistent, larger scale involvement, that would be able to combine a Case Based with a Blended Learning approach. To promote a shift from a classroom model to a digital Case Based Learning model, it was necessary to perform a preliminary analysis of the institution and its students, in order to understand what challenges we would face. Grounded on the theoretical contributions of the different learning theories, we proposed pedagogical model for case-based digital approach.For this proposal, particular emphasis was given to collaborative learning and online assessment. Alongside we have developed a method for instructional design and evaluation of learning objects and other e-contents. This work is justified by the need to demystify these digital entities and enable the teacher to create and assess their own digital contents. Being aware that any educational and technological innovation requires an evaluation, and in the lack of an instrument in the national language for this purpose, we proceeded with the translation, validation and adaptation of Web Based Learning Environment Inventory for the Portuguese language. To determine the project's impact on student‘s performance, motivation and learning strategies level, we developed a time-series and before and after design study, in the academic years of 2010/2011 and 2011/2012. The results do not demonstrate significant changes in terms of motivation and learning strategies, but positive variations in intrinsic goals orientation, organization, time management and effort regulation have been reported. In terms of the final grade, the students on the blended learning approach, showed significant improvements. Additionally, it was shown that the initiative can be achieved effectively, following pre-established teaching methods and above all, does not impair the performance of the students. An assessment of the virtual learning environment implemented, was also performed, in order to validate the experience at the conceptual point of view. This work ensured new learning environments and strategies for students, as well as the development of new skills for learning and online collaboration, which may be relevant in the context of a networked knowledge society, and lifelong learning. The results obtained are now the subject of consideration by a team of teachers in order to overcome weaknesses and propose alternatives to new online editions of case based pharmacotherapy. It is expected that the results can be considered encouraging, by management and administration bodies, and could serve as basis, for increasing and diversifying distance learning activities in ESTSP-IPP. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35080 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ângelo Miguel Cardoso de Jesus.pdf Acesso restrito! | 5,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |