Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/35164

TitleProposta de plano estratégico para o desenvolvimento da mobilidade ciclável no Concelho de Braga
Author(s)Boas, Filipe Manuel da Silva Vilas
Advisor(s)Bandeira, Miguel Sopas de Melo
Issue date2015
Abstract(s)O Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Mobilidade Ciclável no Concelho de Braga tem como premissas a educação versus a imposição e a coexistência versus a segregação. Não pressupõe intervenções como: supressão de vias; supressão de estacionamentos para automóveis; alteração do sistema de trânsito atual no âmbito do sentido das vias ou limites de velocidade. É de rápida implementação e de custos reduzidos. Este plano é formalmente composto por duas zonas delimitadas no centro urbano e por ciclovias radiais a estas até ao limite do concelho para assim criar ligações supraconcelhias numa perspetiva de rede nacional e mesmo internacional. A zona abrangente do centro urbano foi estabelecida a partir de um perímetro de 2 km de raio e é também fundamentada pela facilidade estratégica de localização da sinalética de zona (as distâncias da extremidade deste perímetro ao centro da cidade correspondem a cerca de 3 km devido à sinuosidade dos percursos). Nesta zona serão utilizados Novos Elementos de Acalmia de Tráfego (“zona NEAT”). Estes novos elementos facilitam a circulação de velocípedes acalmando simultaneamente o tráfego automóvel. Estes serão compostos por materiais leves de essência artística e ou cultural, cuja principal particularidade em termos instrumentais é serem itinerantes. A localização dos mesmos variará para assim gerar um elemento de surpresa que obriga os automobilistas a um maior estado de alerta por toda esta zona. No centro histórico está projetada a delimitação de uma “zona 10” na qual os ciclistas poderão circular em coexistência com os peões com o limite de 10 km/h. As ciclovias radiais são de tipologias diversas: de cariz intraurbano; interurbano; lúdicas culturais, lúdicas ecológicas e lúdicas fluviais. As ciclovias intra e interurbanas serão definidas in loco através de sinalética indicando o nome da ciclovia, complementada com mensagens de sensibilização para cuidados a ter com e pelos ciclistas. As ciclovias lúdicas serão definidas por sinalética informativa e aludirá também a questões turísticas, paisagísticas e ou de interesse cultural.
The Proposal of Strategic Plan for the Development of Cycling Mobility in Braga has as premises education versus enforcement and coexistence versus segregation. It does not suggest interventions such as suppression of lanes; suppression of car parking spaces; changes to the current transit system within the direction of roads or speed limits. It is of rapid implementation and reduced costs. This plan is formally composed of two areas in the inner city and of radial cycling routes to these that constitute links to other cities on a national and even international network perspective. The town center zone was established from a perimeter of 2 km of radius and also based on the easiness of strategic zone signage location (distances from the end of this area to the city center are of about 3 km due to the sinuosity of the routes). New traffic calming elements will be used in this area ("NEAT zone"). These new elements allow cycling through or aside while calming the road traffic. These will consist of artistic and cultural objects in its essence and made of lightweight materials which makes it easier to change their site. The location of these will vary so as to generate an element of surprise that will compel motorists to a higher state of alert for the whole area. In the historic city center a "zone 10" will be delimited in which cyclists may move in coexistence with pedestrians with the speed limit of 10 km / h. The radial bicycle paths to the town center are of various types: of intra-urban nature; inter-urban; cultural, ecological and watercourse lanes. The intra and inter-urban cycle paths will be established in loco by signage indicating the name of the bike path, complemented with messages of sensitization for precautions to take for and by cyclists. The recreational bike paths are also defined by informative signage alluding to touristic subjects of landscape or cultural interest.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35164
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

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