Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35246

TítuloAvaliação de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo comparativo entre formatos do Moodle de uma universidade
Autor(es)Pinho, André Luis Santos de
Gusmão, Eduardo Henrique Olímpio de
Júnior, Francisco Monteiro de Sales
Rosa, José Guilherme Santa
Ramos, Altina
Palavras-chaveAmbiente virtual de aprendizagem
Arquitetura de informação
Design centrado no usuário
Usabilidade
Ensino a distância
Virtual learning
Environments
Information architecture
Human-centred design
Usability
Distance learning
Data14-Mai-2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)O intento da presente investigação foi identificar as necessidades de usuários em relação à arquitetura de informação do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Mandacaru, da UFRN. Para tanto, optou-se por compará-lo com o formato padrão existente, de forma que os sujeitos da pesquisa expusessem suas impressões para com as interfaces distintas, embora configuradas para apresentar os mesmos conteúdos. Assim, os dados foram obtidos por meio de testes de usabilidade, entrevistas e aplicação de questionários, com uma abordagem de design centrado no usuário. Os resultados apontaram níveis de satisfação para com o novo formato Moodle Mandacaru, estando os ajustes propostos naquele ambiente consideravelmente alinhados às necessidades dos usuários. Foram identificadas necessidades de ajustes no novo formato, como uma melhor definição dos feedbacks do sistema para quando ocorrem mudanças nas interfaces e o reposicionamento da área de notas dos alunos para que fosse mais intuitiva
This research intends to identify users' needs regarding the information architecture of the virtual learning environment Moodle Mandacaru, UFRN. Therefore, the decision was to compare it with the existing default format, so that the subjects involved in the research could give their impressions concerning the two distinct interfaces, previously configured to have the same contents. Data collection involved usability tests, interviews and questionnaires, with a user-centred design approach. Findings showed satisfaction levels with the new Moodle Mandacaru format, considering that the adjustments made were properly aligned with the users's needs. Tweaking needs were identified in the new format such as a better definition of the system feedbacks, considering changes that may occur in the interfaces, which may occur, and the repositioning students' of grades, so that it could be more intuitive.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoAtas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35246
ISBN978-989-97374-3-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID