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https://hdl.handle.net/1822/35246
Título: | Avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo comparativo entre formatos do Moodle de uma universidade |
Autor(es): | Pinho, André Luis Santos de Gusmão, Eduardo Henrique Olímpio de Júnior, Francisco Monteiro de Sales Rosa, José Guilherme Santa Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Ambiente virtual de aprendizagem Arquitetura de informação Design centrado no usuário Usabilidade Ensino a distância Virtual learning Environments Information architecture Human-centred design Usability Distance learning |
Data: | 14-Mai-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | O intento da presente investigação foi identificar as necessidades de usuários em relação à arquitetura de informação do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Mandacaru, da UFRN. Para tanto, optou-se por compará-lo com o formato padrão existente, de forma que os sujeitos da pesquisa expusessem suas impressões para com as interfaces distintas, embora configuradas para apresentar os mesmos conteúdos. Assim, os dados foram obtidos por meio de testes de usabilidade, entrevistas e aplicação de questionários, com uma abordagem de design centrado no usuário. Os resultados apontaram níveis de satisfação para com o novo formato Moodle Mandacaru, estando os ajustes propostos naquele ambiente consideravelmente
alinhados às necessidades dos usuários. Foram identificadas necessidades de ajustes no novo formato, como uma melhor definição dos feedbacks do sistema para quando ocorrem mudanças nas interfaces e o reposicionamento da área de notas dos alunos para que fosse mais intuitiva This research intends to identify users' needs regarding the information architecture of the virtual learning environment Moodle Mandacaru, UFRN. Therefore, the decision was to compare it with the existing default format, so that the subjects involved in the research could give their impressions concerning the two distinct interfaces, previously configured to have the same contents. Data collection involved usability tests, interviews and questionnaires, with a user-centred design approach. Findings showed satisfaction levels with the new Moodle Mandacaru format, considering that the adjustments made were properly aligned with the users's needs. Tweaking needs were identified in the new format such as a better definition of the system feedbacks, considering changes that may occur in the interfaces, which may occur, and the repositioning students' of grades, so that it could be more intuitive. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35246 |
ISBN: | 978-989-97374-3-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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