Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35248
Título: | Revelações de um “dicionário maluco” na formação profissional docente |
Autor(es): | Paulo Faria Filipa Borges Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Desenvolvimento profissional docente Professores Oralidade Leitura Digital Vocabulário Teacher professional development Teachers Vocabulary Orality Reading Digital |
Data: | 14-Mai-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | Este artigo apresenta um projeto de intervenção, na área da leitura e da oralidade, realizado ao longo de um ano letivo num jardim de infância salientando os benefícios, para as crianças, e o impacto na formação profissional docente. Ao mesmo tempo, pretende contribuir para que se ultrapassem ideias preconcebidas em relação à dificuldade de uso de tecnologias digitais no jardim de infância. O estudo revela-nos que esse uso é possível, através do envolvimento em experiências profissionais concretas e do contacto com atividades bem sucedidas. Foram usadas metodologias participativas, próximas da investigação-ação, para a construção de um "dicionário maluco" escrito e gravado. Os resultados apontam para o desenvolvimento do domínio vocabular e também para a mobilização de conhecimentos aplicados a novos contextos por parte das crianças. Salientam ainda a redescoberta de estratégias de formação de professores em contexto educativo. This paper reflects on an intervention project in the field of reading and orality, performed over a school year in kindergarten - the benefits for children and the impact on teacher training. At the same time, it aims to contribute to the preconceived ideas about the experiences with digital technologies to be surpassed. This study reveals that it is only possible through involvement in concrete professional experiences and also through contact with successful experiences. Using participatory methodology such as action research, the construction of a "crazy dictionary" written and recorded, allowed to develop the vocabulary domain and also revealed the mobilization of knowledge applied to new contexts by children. The results point to the rediscovery of teacher training strategies in an educational context. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35248 |
ISBN: | 978-989-97374-3-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REVELAÇÕES DE UM DICIONÁRIO MALUCO NA FORMAÇÃO.pdf | 206,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |