Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35250
Título: | As competências digitais dos professores em redes de aprendizagem online : o caso da rede VoiceS - The voice of the European Teachers |
Autor(es): | Barbosa, Elaine Cristina de Andrade |
Orientador(es): | Osório, António José |
Palavras-chave: | Competências digitais Interação online Desenvolvimento profissional de professores Contexto europeu Digital competences Online interaction Teacher professional development European context |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | The VOICE of the European TeacherS (VOICES) é uma rede que conecta estudantes
universitários, professores de escolas primárias e secundárias, formadores de
professores, investigadores de universidades e outros profissionais ligados à Educação
de dez países europeus com o objetivo de implementar as competências-chave para a
aprendizagem ao longo da vida e de desenvolver o conceito de Professor Europeu.
Implementada em 2013, a rede envolve seus participantes em atividades de
investigação, formação, partilha e construção colaborativa de conhecimento
pedagógico. Embora sua estrutura comunicacional compreenda contextos de encontros
presenciais, a plataforma online é o espaço onde a interação dos professores ocorre com
maior representatividade e requer a utilização de diversas ferramentas tecnológicas por
seus participantes.
Este estudo teve como objetivo identificar as competências digitais dos professores
dessa Rede, bem como aspectos da sua interação online e suas necessidades formativas
em TIC, de forma a colaborar com a organização de espaços em que essas competências
possam ser desenvolvidas, firmando a Rede VoiceS como comunidade de prática e
desenvolvimento profissional de professores em contexto europeu.
Os resultados indicam que os professores da Rede VoiceS são utilizadores confiantes de
ambientes e aplicações, que utilizam com frequência essas ferramentas em contexto
pessoal e em suas salas de aula; são favoráveis à integração das TIC em contexto
escolar e acreditam que as tecnologias tenham impacto positivo nas diversas atividades
profissionais, bem como esperam desenvolver competências digitais através dos cursos
intensivos e na interação com outros participantes, o que permite contemplar o potencial
da Rede para atingir o objetivo de se tornar uma comunidade online de desenvolvimento
profissional dos professores sustentável. The VOICE of the European Teachers (VOICES) is a network that connects university students, teachers of primary and secondary schools, teacher trainers, researchers from universities and other professionals in the educational field from ten European countries in order to implement the key competencies for lifelong learning and to develop the concept of European Teacher. Implemented in 2013, the network engage participants in activities of research, training, sharing and collaborative construction of pedagogical knowledge. Although its communication structure comprises presential contexts, the online platform is the space where interaction occurs with greater representativity and requires the use of various technological tools. This study aimed to identify the digital competences of teachers of the VoiceS Network, as well as aspects of their online interaction and their training needs in ICT, in order to provide the organisation of spaces in which these competences can be developed, establishing the Network as a community of practice and professional development for teachers in the European context. The results indicate that teachers are confident users of environments and applications, often utilize these tools in their personal daylife and in their classrooms; are willing to integrate ICT in their classes and believe that technologies have a positive impact on various professional activities; as well as intend to develop digital competences through intensive courses and through interaction with other participants, which allows to contemplate the potential of the VoiceS Network to meet the goal of becoming a sustainable online community for teachers' professional development. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35250 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elaine Cristina de Andrade Barbosa.pdf | 6,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |