Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35250

TítuloAs competências digitais dos professores em redes de aprendizagem online : o caso da rede VoiceS - The voice of the European Teachers
Autor(es)Barbosa, Elaine Cristina de Andrade
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveCompetências digitais
Interação online
Desenvolvimento profissional de professores
Contexto europeu
Digital competences
Online interaction
Teacher professional development
European context
Data2014
Resumo(s)The VOICE of the European TeacherS (VOICES) é uma rede que conecta estudantes universitários, professores de escolas primárias e secundárias, formadores de professores, investigadores de universidades e outros profissionais ligados à Educação de dez países europeus com o objetivo de implementar as competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida e de desenvolver o conceito de Professor Europeu. Implementada em 2013, a rede envolve seus participantes em atividades de investigação, formação, partilha e construção colaborativa de conhecimento pedagógico. Embora sua estrutura comunicacional compreenda contextos de encontros presenciais, a plataforma online é o espaço onde a interação dos professores ocorre com maior representatividade e requer a utilização de diversas ferramentas tecnológicas por seus participantes. Este estudo teve como objetivo identificar as competências digitais dos professores dessa Rede, bem como aspectos da sua interação online e suas necessidades formativas em TIC, de forma a colaborar com a organização de espaços em que essas competências possam ser desenvolvidas, firmando a Rede VoiceS como comunidade de prática e desenvolvimento profissional de professores em contexto europeu. Os resultados indicam que os professores da Rede VoiceS são utilizadores confiantes de ambientes e aplicações, que utilizam com frequência essas ferramentas em contexto pessoal e em suas salas de aula; são favoráveis à integração das TIC em contexto escolar e acreditam que as tecnologias tenham impacto positivo nas diversas atividades profissionais, bem como esperam desenvolver competências digitais através dos cursos intensivos e na interação com outros participantes, o que permite contemplar o potencial da Rede para atingir o objetivo de se tornar uma comunidade online de desenvolvimento profissional dos professores sustentável.
The VOICE of the European Teachers (VOICES) is a network that connects university students, teachers of primary and secondary schools, teacher trainers, researchers from universities and other professionals in the educational field from ten European countries in order to implement the key competencies for lifelong learning and to develop the concept of European Teacher. Implemented in 2013, the network engage participants in activities of research, training, sharing and collaborative construction of pedagogical knowledge. Although its communication structure comprises presential contexts, the online platform is the space where interaction occurs with greater representativity and requires the use of various technological tools. This study aimed to identify the digital competences of teachers of the VoiceS Network, as well as aspects of their online interaction and their training needs in ICT, in order to provide the organisation of spaces in which these competences can be developed, establishing the Network as a community of practice and professional development for teachers in the European context. The results indicate that teachers are confident users of environments and applications, often utilize these tools in their personal daylife and in their classrooms; are willing to integrate ICT in their classes and believe that technologies have a positive impact on various professional activities; as well as intend to develop digital competences through intensive courses and through interaction with other participants, which allows to contemplate the potential of the VoiceS Network to meet the goal of becoming a sustainable online community for teachers' professional development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35250
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elaine Cristina de Andrade Barbosa.pdf6,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID