Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35255

TítuloNarrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial e online
Autor(es)Teixeira, S. F. C. F.
Ramos, Altina
Palavras-chaveNarrativa digital
Multiliteracias
Pré-escolar
Digital storytelling
Multiliteracy
Preschool
Data14-Mai-2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)Na procura de respostas válidas e credíveis para o uso de recursos digitais no jardim-de-infância, implementámos o projeto de investigação "Narrativas Digitais" numa sala do Jardim-de-Infância, com crianças de 5 anos, no ano letivo 2013-2014. A questão principal de investigação foi "A utilização dos recursos digitais no Jardim-de- Infância, nomeadamente a criação de narrativas digitais, promove o desenvolvimento de multiliteracias, em crianças do Pré-Escolar?". Para responder a esta problemática desenvolvemos um estudo de caso. Procuramos estudar, através da criação de histórias utilizando meios digitais, como esses meios podem ajudar a construção do saber nas crianças e desenvolver multiliteracias em contexto de Jardim-de-Infância. Foi possível concluir que houve mudanças significativas nas práticas pedagógicas, com reflexos no desenvolvimento dos contextos educacionais, numa articulação entre escola - família e outros parceiros sociais. Verificamos ainda que, neste contexto, os meios digitais desempenharam um papel importante na construção do conhecimento por parte das crianças, particularmente no que se refere a literacia múltiplas.
In order to search for valid and reliable answers on using digital resources in a nursery, a research project called "Digital Narratives" was implemented in a nursery room of 5 year old children, in the 2013-2014 academic year. The main research question was "Does the use of digital resources in a nursery, namely the creation of digital storytelling, promote the development of multiliteracies for children in pre-school?". We developed a case study. It was possible to conclude that there were significant changes in pedagogical practices. This was reflected in the development of educational contexts, articulation between school - family and other social domains. We have also noticed that within this context digital media played an important role in the construction of knowledge for children, in particular regarding multiple.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Challenges 2015: meio século de TIC na educação: atas...". ISBN 978-989-97374-3-3
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35255
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings
CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
NARRATIVA DIGITAL NO JARDIM DE INFANCIA.pdf297,91 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID