Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35255
Título: | Narrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial e online |
Autor(es): | Teixeira, S. F. C. F. Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Narrativa digital Multiliteracias Pré-escolar Digital storytelling Multiliteracy Preschool |
Data: | 14-Mai-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | Na procura de respostas válidas e credíveis para o uso de recursos digitais no jardim-de-infância, implementámos o projeto de investigação "Narrativas Digitais" numa sala do Jardim-de-Infância, com crianças de 5 anos, no ano letivo 2013-2014. A questão principal de investigação foi "A utilização dos recursos digitais no Jardim-de- Infância, nomeadamente a criação de narrativas digitais, promove o desenvolvimento de multiliteracias, em crianças do Pré-Escolar?". Para responder a esta problemática desenvolvemos um estudo de caso. Procuramos estudar, através da criação de histórias utilizando meios digitais, como esses meios podem ajudar a construção do saber nas crianças e desenvolver multiliteracias em contexto de Jardim-de-Infância. Foi possível concluir que houve mudanças significativas nas práticas pedagógicas, com reflexos no desenvolvimento dos contextos educacionais, numa articulação entre escola - família e outros parceiros sociais. Verificamos ainda que, neste contexto, os meios digitais desempenharam um papel importante na construção do conhecimento por parte das crianças, particularmente no que se refere a literacia múltiplas. In order to search for valid and reliable answers on using digital resources in a nursery, a research project called "Digital Narratives" was implemented in a nursery room of 5 year old children, in the 2013-2014 academic year. The main research question was "Does the use of digital resources in a nursery, namely the creation of digital storytelling, promote the development of multiliteracies for children in pre-school?". We developed a case study. It was possible to conclude that there were significant changes in pedagogical practices. This was reflected in the development of educational contexts, articulation between school - family and other social domains. We have also noticed that within this context digital media played an important role in the construction of knowledge for children, in particular regarding multiple. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Challenges 2015: meio século de TIC na educação: atas...". ISBN 978-989-97374-3-3 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35255 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NARRATIVA DIGITAL NO JARDIM DE INFANCIA.pdf | 297,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |