Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35256
Título: | Meios digitais, Web, redes sociais e crianças de 3 a 5 anos de idade: as suas práticas, o papel dos irmãos e perceções dos pais |
Autor(es): | Brito, Rita Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Crianças 3 a 5 anos Pais Meios digitais Children 3-5 years old Parents Digital media |
Data: | 14-Mai-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | Este estudo tem o intuito de (i) perceber que utilizações fazem crianças de 3 a 5 anos de idade com os meios digitais, (ii) verificar se os pais destas crianças têm conhecimentos de utilização segura destes dispositivos e que mediação realizam aos seus filhos e (iii) que influência poderão ter os irmãos mais velhos nas utilizações das crianças pequenas destes dispositivos. Este estudo é de natureza qualitativa, onde
iremos recorrer à grounded theory. Serão realizadas entrevistas a crianças de 3 a 5 anos de idade e aos seus irmãos mais velhos. Aos pais será distribuído um questionário e com eles serão realizados focus group.
Esperamos conhecer as atividades que as crianças realizam nos meios digitais e no acesso à web, assim como verificar a influência que os irmãos mais velhos terão nessa utilização, e qual a sua mediação. Pretendemos também conhecer a opinião dos seus pais sobre a utilização de meios digitais com acesso à web pelos seus filhos, que mediação realizam às crianças e quais os seus conhecimentos relativamente à
utilização segura da web. This study aims to (i) realize what uses make children 3-5 years old with digital media, (ii) verify what knowledge do their parents have regarding safe use of these devices and what mediation they perform and (iii) what influence may older siblings have in the uses of these devices. This study has a qualitative nature, where we will use grounded theory. Interviews will be held with 3-5 years children and their older siblings. A questionnaire will be distributed to parents and it will be conducted a focus group. We hope to know the activities that children perform in digital media and web access, as well as checking the influence that older siblings have in their uses, and what is its mediation. We also intend to know the opinion of their parents about the use of digital media with access to the web, who carry out mediation and what is their knowledge regarding the safe use of the web. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Challenges 2015: meio século de TIC na educação: atas...". ISBN 978-989-97374-3-3 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35256 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEIOS DIGITAIS, WEB, REDES SOCIAIS E CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS.pdf | 172,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |