Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35375
Título: | A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB |
Outro(s) título(s): | Understanding time and historical time by children: a case study with portuguese student of the first cycle of basic education La comprensión del tiempo y del tiempo histórico en los niños: un estudio de caso con alumnos portugueses del 1.º CEB |
Autor(es): | Solé, Glória |
Palavras-chave: | Ensino de História Aprendizado histórico Noção de temporalidade Estratégias de ensino Educação básica Teaching History Learning History Idea of temporality Teaching strategies Basic education Enseñanza de la Historia Aprendizaje histórico Noción de temporalidad Estrategias de enseñanza Educación básica |
Data: | Abr-2015 |
Editora: | Universidade Estadual de Maringá. Departamento de História |
Revista: | Diálogos |
Citação: | Solé, G. (2015). A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. Diálogos, 19, (1): 143-179. (Marigá, online) |
Resumo(s): | Este estudo é uma parte da investigação realizada em tese de
doutoramento intitulada: “O ensino da História no 1.º Ciclo: a concepção do
tempo histórico nas crianças e os contextos para o seu desenvolvimento”
(Solé, 2009), realizado com alunos do 1.º CEB (6-10 anos) numa escola do
norte de Portugal. O estudo foi realizado em duas turmas, uma no 1º/2º ano
(24 alunos) e a outra no 3.º/4.º ano (25 alunos), ao longo de dois anos
escolares. Esta investigação insere-se no quadro da investigação de natureza
interpretativa, é predominantemente qualitativa (Erickson, 1986) e pode-se
considerar um estudo de caso longitudinal (Yin, 2003), pois descreve o
processo de aprendizagem e de compreensão do tempo histórico das crianças
do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, de dois grupos turma durante dois anos.
Segundo a tipologia proposta por Stake (2000), pode ser considerado também
um estudo de caso instrumental na medida em que se pretendeu evidenciar como
é que as crianças desenvolvem conceitos de tempo e as dificuldades sentidas
no processo de ensino aprendizagem, assim como compreender como essa
aprendizagem é realizada através de diversas estratégias e procedimentos. Current analysis is a segment in the investigation for the doctoral thesis titled ‘The Teaching of History in the First Cycle of Basic Education: The concept of historical time in children and the contexts for their development’ (Solé, 2009), undertaken with children of the 1st CBE (6 - 10 years) in a school in the north of Portugal. The study was conducted with two groups, namely, 1st and 2nd years (24 students) and 3rd and 4th years (25 students) throughout two scholastic years. Current investigation lies within the investigation mode of interpretation, predominantly qualitative (Erickson, 1986) and may be considered a longitudinal case study (Yin, 2003) since it describes the learning and understanding process of historical time by children between the 1st and 4th year of two groups during two years. Following typology by Stake (2000), it may be called an instrumental case study since it shows how children develop the concept of time and the difficulties experienced in the process of teaching/learning and to understand how learning occurs through several strategies and procedures. Este estudio es parte de una investigación realizada en la tesis de doctorado titulada “La enseñanza de la Historia en el 1.º Ciclo: el concepto de tiempo histórico en los niños y los contextos para su desarrollo” (Solé, 2009), realizado con alumnos de 1.º CEB (6-10 años) en una escuela al norte de Portugal. El estudio fue realizado con dos cursos, uno de 1º/2º año (24 alumnos) y el otro de 3.º/4.º año (25 alumnos), durante dos años lectivos. Esta investigación se inscribe en el cuadro de la investigación interpretativa y es predominantemente cualitativa (Erickson, 1986) y se puede considerar como un estudio de caso longitudinal (Yin, 2003), ya que describe el proceso de aprendizaje y de comprensión del tiempo histórico en los niños del 1.º al 4.º año de escolaridad, de dos grupos durante dos años. Según la tipología propuesta por Stake (2000), también puede ser considerado como un estudio de caso instrumental, en la medida en que se pretendió evidenciar cómo se desarrollan los conceptos de tiempo en los niños y cuáles fueron las dificultades sentidas en el proceso de enseñanza-aprendizaje, como así también comprender cómo se realiza ese aprendizaje a través de diversas estrategias y procedimientos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35375 |
DOI: | 10.4025/dialogos.v19i1.1046 |
ISSN: | 1415-9945 2177-2949 |
Versão da editora: | http://www.uem.br/dialogos/index.php?journal=ojs&page=issue&op=current |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1046-3228-1-PB- Revista Diálogos.pdf | 5,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |