Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35394
Título: | Competência para a ação na educação em sexualidade: potencialidades da parceria entre profissionais da educação e saúde com integração das tic |
Autor(es): | Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Educação em sexualidade Aprendizagem orientada para a ação TIC |
Data: | 2015 |
Editora: | Centro de Formação da Associação de Escolas de Braga-Sul |
Citação: | Vilaça, T. (2015). Competência para a ação na educação em sexualidade: potencialidades da parceria entre profissionais da educação e saúde com integração das tic. In P. Vilela (Coord.), Educação sexual do saber ao fazer: um contributo para a formação de professores (pp. 29-47). Braga: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul |
Resumo(s): | Neste documento argumenta-se que os alunos e alunas obtêm melhores resultados em educação e promoção da saúde sexual quando desenvolvem projetos investigativos participativos e orientados para a implementação de ações de promoção da saúde sexual. Neste sentido, este documento depois de enquadrar a educação em sexualidade orientada para a ação no paradigma da educação para a saúde democrática, baseada na pedagogia crítica, apresenta um projeto de educação em sexualidade baseado na metodologia IVAM (Investigação – Visões – Ação e Mudança), com integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC), onde se evidenciam os resultados de aprendizagem e os fatores facilitadores e constrangimentos encontrados durante o processo de ensino. Posteriormente, apresenta-se a dinâmica criada com a integração das TIC nesta metodologia educativa, e salienta-se as suas potencialidades no desenvolvimento do projeto educativo, nomeadamente ao facilitar a investigação através da Internet, a publicação dos resultados de aprendizagem do projeto de cada escola e a partilha de informação online entre pares e com especialistas dos sistemas educativos e de saúde. Para terminar, enumeram-se algumas considerações finais que resultam das aprendizagens realizadas pela investigadora durante uma década de implementação em Portugal da metodologia de aprendizagem orientada para a ação na educação em sexualidade, com utilização das TIC. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35394 |
ISBN: | 978-989-96569-4-9 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vilaca(2015)-CompetenciaAcaoEdSex.pdf | Documento principal | 520,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |