Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35566

TítuloA gestão curricular em escolas do 1.º Ciclo de um agrupamento de escolas: entre os projetos, os discursos e as práticas
Outro(s) título(s)Curriculum management in 1st CEB schools of a school grouping: among the projects, the speeches and the practices
Autor(es)Martins, Maria Adelina da Conceição
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chave1.º Ciclo do EB
Gestão curricular
Integração curricular
Organização do trabalho docente
Inovação educativa
1st cycle of EB
Curricular management
Curricular integration
Organization of the teachers’ work
Educational innovation
Data8-Jan-2015
Resumo(s)Este estudo insere-se no projeto de investigação da FCT “Contextos e práticas colaborativas de investigação curricular na educação básica” e enquadra-se nas perspetivas do desenvolvimento curricular, do currículo e da gestão curricular, que fundamentam as opções sobre o que ensinar, como organizar as aprendizagens e como avaliar os seus resultados. Pretende-se realizar um estudo que percecione como se concebe e organiza o Currículo no plano teórico da construção dos documentos estruturantes do Agrupamento que se constituem como referentes na elaboração das planificações pautadas pelo rigor e coerência; como se organiza o trabalho docente em contexto de sala de aula, respeitando os tempos de execução de cada um e adequando as metodologias e estratégias na procura da prossecução da eficácia; que relação pedagógica se estabelece entre os atores; em suma quais os modelos de gestão curricular que estão a surgir por influência da “escola a tempo inteiro” e de outras medidas introduzidas no currículo e na organização da escola que poderão resultar em dispositivos de integração e práticas de inovação. Esta pesquisa privilegiará as metodologias qualitativas, através de um estudo de casos a desenvolver em escolas e turmas do 1.º Ciclo de um agrupamento de escolas, cuja problemática central se reporta a aferir como é que na prática os professores e a escola concebem e organizam o currículo nas escolas do 1.º CEB, e nessa organização de que forma incorporam as recentes alterações organizativas e curriculares. Os procedimentos de recolha de dados basear-se-ão na análise documental de dispositivos de conceção e planificação do currículo: projeto educativo, projetos curriculares, planificações e materiais curriculares; na entrevista a informantes-chave e na observação direta/participante. Espera-se produzir conhecimento relevante sobre os modelos de desenvolvimento e gestão curricular, numa perspetiva de inovação educativa; perceber como é percecionado o currículo pelos docentes, que discurso estes adotam sobre o assunto em epígrafe e de que forma o contextualizam/aplicam em sala de aula.
This study is part of the FCT’s investigation project regarding “Contexts and collaborative practices of curriculum research in basic education”. It concerns curriculum development and management which are elementary to select what to teach, how to organize the lessons and evaluate its results. The present study is intended to comprehend how the curriculum is designed and organized at a theoretical level of construction as well as the structural documents of the School Grouping, that are accuracy and coherence references in the preparation of lessons plans. Furthermore, one must understand how the teacher’s work is organized in the context of the classroom, respecting the execution time of each individual and adapting different methodologies and strategies to achieve efficiency, and also realise what kind of pedagogical relationship is established between the actors. In other words, the purpose of this study is to know which models of curriculum management are emerging under the influence of “full time school” and other measures introduced in the curriculum and in the school organization that may result in integration strategies and innovative practices. This research will focus on qualitative methods, through a case study developed in schools and classes of 1st cycle of school grouping, whose main issue is to assess how, in practical terms, the teachers and the school conceive and organize the curriculum in schools of 1st CEB, and how they incorporate the latest organizational and curricular changes. The procedures for data collection will be based on documentary analysis of curriculum design and planning strategies: educational project, curricular projects, curricular plans and materials; the interview of important informants and the direct and participant observation. It is expected to produce relevant knowledge about the development models and curricular management, in an innovative educational perspective; to understand how the curriculum is understood by the teachers, which strategies they adopt concerning this issue and how they apply them in the classroom.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Currículo e Supervisão em Educação Básica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35566
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Adelina da Conceição Martins.pdf4,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID