Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35646

TítuloAdaptação pessoal e emocional em contexto universitário: o contributo da personalidade, suporte social e inteligência emocional
Outro(s) título(s)Personal and emotional adaptation in university’s environment: contribution of personality, social support and emotional intelligence
Ajuste Personal y Emocional en el Contexto de la Universidad: La Contribución de la Personalidad, el Apoyo Social y la Inteligencia Emocional
Autor(es)Tomás, Rita Antunes
Ferreira, Joaquim Armando
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveAdaptação pessoal e emocional
Ensino superior
Personalidade
Suporte social
Inteligência emocional
Personal and emotional adjustment
Higher education
Personality
Social support
Emotional intelligence
Ajuste personal y emocional
Educación superior
Personalidad
Apoyo social
Inteligencia emocional
Data2014
EditoraUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)
RevistaRevista Portuguesa de Pedagogia
Resumo(s)A adaptação ao ensino superior tem sido amplamente estudada, dadas as dificuldades vivenciadas por uma percentagem significativa de estudantes, e que resultam em insucesso escolar e abandono. O objetivo do presente trabalho é analisar em que medida a personalidade, o suporte social e a nteligência emocional se relacionam com a adaptação pessoal e emocional dos estudantes ao contexto universitário. Participaram neste estudo 217 estudantes do primeiro ano da Universidade de Coimbra. Os resultados mostram que existem diferenças significativas entre sexos no que respeita aos fatores de personalidade – amabilidade e neuroticismo ‑,bem como na dimensão atenção às emoções da variável inteligência emocional. As análises preditivas permitem concluir que a personalidade e o suporte social exercem poder preditivo sobre a adaptação pessoal e emocional dos estudantes à universidade.
Adaptation to college has been widely studied, due to the level of problems experienced by many students, which translate into academic failure and attrition. This study analyses the impact of personality, social support and emotional intelligence on personal and emotional adjustment in higher educa‑ tion. Participants were 217 first year students from the University of Coimbra. The results show that there are differences between men and women regarding personality factors – agreeableness and neuroticism ‑, as well as concerning attention to emotions measured as an aspect of emotional intelligence measure. Personality and social support are the variables that predict students’ personal and emotional adjustment.
La adaptación a la educación superior ha sido ampliamente estudiada, dadas las dificultades experimentadas por una proporción significativa de los estudiantes, y que se traducen en el fracaso escolar y la deserción escolar. El objetivo de este trabajo es analizar en qué medida la personalidad, el apoyo social y la inteligencia emocional están relacionados con el ajuste personal y emocional de los estudiantes al contexto universitario. Participaron del estudio 217 estu‑ diantes de primer año de la Universidad de Coimbra. Los resultados muestran que existen diferencias significativas entre hombres y mujeres en relación con los factores de la personalidad ‑ la bondad y neuroticismo ‑, así como en relación con la atención a las emociones, entendida como una dimensión de la inteligencia emocional. El análisis predictivo nos permite concluir que la personalidad y el apoyo social tienen poder predictivo sobre la adaptación personal y emocional de los estudiantes a la universidad.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35646
ISSN0870-418X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
05_Adaptação Pessoal e Emocional em Contexto Universitário.pdf170,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID