Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35736
Título: | A atividade física, a educação física e o rendimento escolar: um estudo exploratório com alunos do ensino secundário do género feminino |
Outro(s) título(s): | Physical activity, physical education and educational achievement: an exploratory study with secondary school students were female |
Autor(es): | Pinto, Teresa |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Estágio profissional Conceção Planeamento Realização Avaliação do ensino Atividade física Rendimento escolar Internship Conception Planning Realization Teaching evaluation Physical activity School achievement |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | No âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Educação Física, desenvolveuse
o Relatório de Estágio no sentido de explicar tudo aquilo que irá ser realizado no
âmbito do estágio. Neste, deve constar o Enquadramento Pedagógico ao nível da
Conceção, Planeamento, Realização e Avaliação do Ensino no decorrer do estágio.
Explicitando a forma que pretendo agir como professora, as metodologias, a organização
e gestão de ensino que foram desenvolvidas durante este ano letivo, assim como, a
criação, o desenvolvimento e a consolidação de uma relação com a Comunidade Escolar.
Posto isto, apresento o Enquadramento Científico, onde se insere o meu projeto.
O tema sobre “A Atividade Física, a Educação Física e o Rendimento Escolar –
um estudo exploratório com os alunos do ensino secundário do género feminino”. O
objetivo é um estudo exploratório sobre a relação entre a atividade física e o rendimento
escolar em alunos do género feminino, com uma amostra de 48 alunas com idades
compreendidas entre os 16 e 17 anos.
O instrumento utilizado é questionário validado e adaptado por especialistas.
Este é composto por duas partes: Parte 1 – IPAQ (Questionário Internacional de Atividade
Física – versão 6) e Parte 2 – Atividade Física e Rendimento Escolar, com respostas
fechadas. O tratamento dos dados foi através análise estatística e descritiva, no
“Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS) e Excel Microsft.
Os resultados revelam que as alunas com sucesso no rendimento escolar são as
mais ativas ou com a maior participação em atividades. Indicando uma relação positiva
entre o rendimento escolar e atividade física, desenvolvendo benefícios a longo prazo. Within the Course of Physical Education Seminar, it was developed the Internship Report to explain everything that will be performed in this probation. This should include the Pedagogical framework at the level of Conception, Planning, Implementation and Evaluation of Teaching during the internship. It will explain how I intend to act as a teacher, organization, management and teaching methods that were developed during this school year, as well as the creation, development and consolidation of a relationship with the school community. That said, I present the scientific framework, which includes my project. The theme about "Physical Activity, Physical Education and Educational Achievement - an exploratory study with secondary school students were female." The goal is an exploratory study on the relationship between physical activity and academic performance with female students, with a sample of 48 students aged between 16 and 17 years. The used instrument is a validated questionnaire and adapted by experts. This consists of two parts: Part 1 - IPAQ (International Physical Activity Questionnaire - version 6) and Part 2 - Physical Activity and School Performance, with closed answers. The data analysis was made by descriptive statistics and analysis, in "Statistical Package for the Social Sciences" (SPSS) and Microsoft Excel. The results show that success at school are the most active and with higher participation in activities. This indicates a positive relationship between physical activity and academic performance, developing long-term benefits. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35736 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teresa Dalva Sousa Teixeira Pinto.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |