Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/35784

TitleTecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa
Other titlesDigital technologies, multiliteracy and multimodal communication practices: a way to educational innovation
Author(s)Faria, Paulo
Advisor(s)Ramos, Altina
Issue date12-Dec-2014
Abstract(s)A integração dos meios digitais em contexto educativo continua a ser uma área crítica, concretamente no ensino do Português. No sentido de intervir neste domínio foi desenvolvido um estudo centrado no uso educativo de tecnologias digitais multiliterácitas e multimodais que incidiu, especificamente, sobre a formação de professores de Português do 2.º, 3.º ciclos e de ensino secundário. Foi criada a plataforma Linguagens 2.0 como suporte online de todo o trabalho realizado com professores e respetivas turmas. Pretendeu-se estudar i) os efeitos do uso didático de tecnologias digitais, em contexto formal e não formal, em práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais de alunos de 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário ii) de que forma poderiam os professores de Português conhecer o valor pedagógico dos recursos digitais e deles extrair o máximo potencial na sua lecionação iii) e, finalmente, compreender o contributo da metodologia de investigação-ação para a mudança das práticas pedagógicas dos professores. Para fundamentação teórica do estudo foi feita uma revisão sistemática da literatura, processo metodológico de pesquisa bibliográfica baseado em procedimentos rigorosos, explícitos e transparentes. Foram abordadas as temáticas era digital; inovação na educação com TIC; desenvolvimento profissional docente e multiliteracias. Na metodologia define-se os pressupostos epistemológicos e metodológicos que suportam a investigação e o pensamento do investigador. A investigação-ação foi a metodologia seguida neste estudo. Participaram no estudo os professores de Português de uma escola do concelho de Barcelos e respetivas turmas do 5.º ao 12.º anos. A recolha de dados incluiu focus group; entrevistas semi-estruturadas; todos os dados constantes da Plataforma Linguagens 2.0; observação participante; legislação e outra documentação; diário de bordo e conversas informais com os professores envolvidos. Para a análise recorremos principalmente às técnicas da análise de conteúdo embora em alguns momentos as técnicas sugeridas pela grounded teory tenham influenciado o processo de análise dos dados. Os resultados salientam que: o potencial pedagógico dos recursos digitais disponíveis em rede contribuiu para dotar os professores de competências, habilidades técnicas e pedagógicas que conduziram à criação de cenários inovadores no seu contexto pedagógico; a investigação-ação, como estratégia metodológica e como princípio orientador do trabalho com os professores, permitiu o seu profundo envolvimento em novas dinâmicas individuais e colaborativas em ambientes virtuais e redes sociais. Os professores desempenharam o papel de intérpretes críticos das novas situações de ensino e aprendizagem derivadas do uso educativo da rede e de todos os recursos nela disponibilizados. Concluímos que a plataforma Linguagens 2.0, além de se ter revelado um excelente meio de comunicação e interação entre professores e alunos, potenciou o desenvolvimento de novas e diversificadas competências multiliterácitas e multimodais na aprendizagem do Português. A estratégia metodológica de investigação-ação, aliada ao trabalho na rede favoreceu o desenvolvimento profissional docente dos professores envolvidos. O presente estudo deu origem a um novo projeto já em curso, centrado no uso de e-readers e orientado para a formação de novos espaços de leitura e de novos leitores.
The integration of digital media into the educational context is still a major critical area, particularly in the Portuguese language teaching. A study centred on the educational use of digital multimodal and multiliteracy technologies was developed so as to take decisive action in this domain. The study focussed on the training of middle school and secondary school Portuguese language teachers. The platform ”Languages 2.0” was created as online support for all the work involving teachers and respective classes. The study intends to discuss i) the effects of the didactic use of digital technologies in formal and non-formal learning contexts, in communicative multiliteracy and multimodal practices involving middle school and secondary education students ii) how could Portuguese language teachers be acquainted with the pedagogical value of digital resources and take advantage of potential benefits in their practices iii) and finally understand the contribution of the action research methodology to eventual change of teachers’ pedagogical practices. The theoretical foundation for the study builds on a systematic literature review, a methodological literature search process based on rigorous, explicit and transparent procedures. Main themes addressed the digital age, innovation in education with ICT, teachers’ professional development and multiliteracies. Epistemological and methodological assumptions that support the research and the researcher thinking are defined in the methodology. Action research was the approach followed in this study. It has involved Portuguese language teachers, from a school in the municipality of Barcelos, and their respective classes from the fifth to the eleventh grade. Data collection included focus group; semi-structured interviews; all data included in” Languages 2.0” platform; participant observation; legislation and other documentation; logbooks and informal conversations with the teachers involved. Content analysis was the main research technique used although techniques suggested by grounded theory have at times influenced the process of data analysis. Results stress that the educational potential of digital resources available on the network contributed to provide teachers with skills, techniques and pedagogical skills, leading to the creation of innovative scenarios in the teaching context; moreover, as a methodological approach and guiding principle, action research allowed teachers’ involvement in new individual dynamics and collaborative ones in virtual environments and social networks. Teachers acted as critical interpreters of new teaching and learning situations established by the educational use of the network and all its readily available resources. We came to the conclusion that ” Languages 2.0” platform proved to be an excellent means of communication and interaction between teachers and students, besides fostering the development of new and diverse multiliteracies and multimodal skills in Portuguese language learning. Both the methodological strategy of action research and network practices favoured the professional development of teachers involved. This study promoted a new project already well underway, focused on the use of e-readers and oriented to the formation of new reading spaces and new readers.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35784
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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