Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35814

TítuloProcessos erosivos ocorridos na sub-bacia hidrográfica de Água de Gato, concelho de São Domingos, Cabo Verde
Autor(es)Sanches, Filipe
Carvalho, Ineida Romi Tavares Varela de
Vieira, António
Palavras-chaveSub-bacia hidrográfica de Água de Gato
Risco geomorfológico
Erosão de solos
Data2014
EditoraAssociação Portuguesa de Geógrafos
CitaçãoSanches, Filipe; Carvalho, Ineida Romi Tavares Varela de; Vieira, António. Processos erosivos ocorridos na sub-bacia hidrográfica de Água de Gato, concelho de São Domingos, Cabo Verde, Trabalho apresentado em XIV Colóquio Ibérico de Geografia , In “A JANGADA DE PEDRA” – Geografias Ibero-Afro-Americanas. Atas do XIV Colóquio Ibérico de Geografia , Guimarães, 2014.
Resumo(s)O presente trabalho de investigação foi realizada na Sub-Bacia Hidrográfica de Água de Gato-Concelho de São Domingos, tendo como objetivo analisar o risco de desencadeamento processos erosivos. Para melhor entendimento da dinâmica dos processos erosivos na área de estudo foi feita uma análise em função das características geoambientais da área e posteriormente a identificação dos processos superficiais que ocorrem nessa Sub-Bacia. Os resultados do estudo apontaram que o desencadeamento dos processos erosivos na área de estudo não ocorre unicamente pelo processo natural, ou seja, erosão geológica, mas também pelas práticas tradicionais de uso e gestão do solo que é feita nessa área, onde, em muitos casos, ocorre sobre as encostas de declives acentuados, com ausência de práticas de conservação de solo. A partir de observação direta no terreno identificaram-se vários aspetos de degradação de solos associada à prática agrícola.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35814
Outros identificadores978-989-97394-6-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEGOT - Artigos em livros de atas de congressos internacionais
GEO - Artigos em livros de atas de congressos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014_Livro_Atas_XIV_CIG_Sanches_Carvalho_e_Vieira_net.pdf2,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID