Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35859
Título: | Adultos e educação: do abandono precoce da escola ao reencontro encantado |
Autor(es): | Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Resumo(s): | O Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) foi implementado em Portugal há cerca de uma década. Tendo como destinatários indivíduos com mais de 18 anos de idade, o sistema confere certificação escolar e profissional a partir das competências adquiridas em diferentes contextos de vida (pessoal, social, profissional). É sobre os adultos que obtiveram este tipo de certificação escolar de nível básico (9º ano) e secundário (12º ano) que recai a reflexão que produzimos nesta comunicação, a qual se desenvolveu a partir de uma investigação realizada num Centro Novas Oportunidades do distrito de Braga. A presente comunicação tem essencialmente dois objectivos: a) reflectir sobre o contexto socioeconómico destes adultos, revisitando os seus percursos escolares marcados sobretudo pelo abandono precoce e b) identificar as ressonâncias pessoais, profissionais e sociais do processo de RVCC nestes adultos, de modo a reconhecer as lógicas de acção que perpassam no seu seio. Tendo como ponto de partida uma análise retrospectiva do abandono escolar dos adultos certificados, o RVCC emerge na idade adulta como uma esperança, ainda que retórica, para “expiar” uma herança cultural e social. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Libro de actas do XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía". ISSN 1138-1663 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35859 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Silva, 2011.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |