Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35911
Título: | Envolvimento parental em creche |
Autor(es): | Oliveira, Marta Isabel da Silva e |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Envolvimento parental Modelo curricular High-Scope Creche Parental involvement High-Scope curriculum model The day care center |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A família e a creche são os dois primeiros ambientes sociais que proporcionam à criança
estímulos e condutas, sendo, consequentemente, instituições fundamentais no seu crescimento.
É importante promover uma boa comunicação entre a creche e os pais, incentivando-os a
participarem na educação dos seus filhos, demonstrando o quanto é importante para as crianças
este seu envolvimento. Cabe, também, aos educadores/profissionais criar condições para que o
envolvimento parental se desenvolva nas instituições onde trabalham, nos grupos de crianças e
respetivas famílias.
Pretende-se com este estudo perceber como se encontra este envolvimento parental nos
tempos de hoje, no caso especifico de uma creche, qual a importância dada a este
envolvimento, conhecer e analisar repercussões do envolvimento parental em cada um dos
grupos de atores intervenientes (pais, profissionais e crianças), que barreiras podem existir para
a impedir e.a partir do estudo efetuado, propor algumas estratégias para a melhorar.
Para recolha de informação foram implementados questionários com questões abertas e
fechadas a Pais/Encarregados de Educação e a Educadores, foi feita uma observação
participante, a implementação de um projeto de leitura e a utilização de uma parte do
instrumento de avaliação PQA de forma a conhecer como se pode promover o envolvimento
parental. Para análise dos dados recolhidos com estes instrumentos, foram elaboradas tabelas
com os resultados obtidos e feita a análise de conteúdo das mesmas.
Pode-se concluir que nos dias de hoje existe uma grande preocupação por parte da família,
e da creche, para a promoção de uma boa relação entre ambos, para o desenvolvimento de
atividades de envolvimento, para a realização de um trabalho de parceira e complementaridade
de ambas as partes. Existe uma maior preocupação por parte dos pais em acompanhar a
educação dos seus filhos, tudo isto contribuindo para um desenvolvimento global e harmonioso,
principalmente ao nível social e pessoal, da criança. Ao nível bibliográfico, existe cada vez mais
informação e instrumentos que ajudam a promover o envolvimento parental, através de
sugestões, de avaliação e orientação para os educadores, para os pais, entre outros. The family and the kindergarten are the first two social environments that provide the child stimulus and conducts, being, consequently, fundamental institutions in their growth. It is important to promote good communication between the day care center and parents, encouraging them to participate in the education of their children, demonstrating how important it is for kids their involvement. It also depends of the preschool teacher’s / professionals to create conditions so that the parental involvement develops in the institutions where they work, in groups of children and their respective families. It is intended with this study to understand how this parental involvement is in today's times, in the specific case of a day care center, what is the importance given to this involvement, understand and analyze the repercussions of parental involvement in each of the groups of actors involved (parents, professionals and children), what barriers may exist to prevent it and, from the study conducted, propose some strategies to improve it. For the information gathering, were implemented questionnaires with open and closed questions were implemented to Parents/Educational Responsibles and Preschool Teachers, was done a participant observation, the implementation of a reading project and the use of a part of the evaluation instrument PQA in order to know how can we promote the parental involvement. To analyze the data collected with these instruments, were elaborated tables with the results obtained and was done a content analysis of the same. It can be conclude that nowadays there is a great concern from the family side, and the day care center, to promote a good relationship between them, for developing involvement activities, for the realization of a working partnership and complementarity of both parts. Exists a greater concern on the part of parents to follow their children's education, all of this contributing to a global and harmonious development, principally on the social and personal level, of the child. In the bibliographic level, exists more and more information and tools that help to promote parental involvement, through suggestions, evaluation and guidance for preschool teachers, for parents, among others. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35911 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Marta Oliveira.pdf | 2,96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |