Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35911

TítuloEnvolvimento parental em creche
Autor(es)Oliveira, Marta Isabel da Silva e
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chaveEnvolvimento parental
Modelo curricular High-Scope
Creche
Parental involvement
High-Scope curriculum model
The day care center
Data2014
Resumo(s)A família e a creche são os dois primeiros ambientes sociais que proporcionam à criança estímulos e condutas, sendo, consequentemente, instituições fundamentais no seu crescimento. É importante promover uma boa comunicação entre a creche e os pais, incentivando-os a participarem na educação dos seus filhos, demonstrando o quanto é importante para as crianças este seu envolvimento. Cabe, também, aos educadores/profissionais criar condições para que o envolvimento parental se desenvolva nas instituições onde trabalham, nos grupos de crianças e respetivas famílias. Pretende-se com este estudo perceber como se encontra este envolvimento parental nos tempos de hoje, no caso especifico de uma creche, qual a importância dada a este envolvimento, conhecer e analisar repercussões do envolvimento parental em cada um dos grupos de atores intervenientes (pais, profissionais e crianças), que barreiras podem existir para a impedir e.a partir do estudo efetuado, propor algumas estratégias para a melhorar. Para recolha de informação foram implementados questionários com questões abertas e fechadas a Pais/Encarregados de Educação e a Educadores, foi feita uma observação participante, a implementação de um projeto de leitura e a utilização de uma parte do instrumento de avaliação PQA de forma a conhecer como se pode promover o envolvimento parental. Para análise dos dados recolhidos com estes instrumentos, foram elaboradas tabelas com os resultados obtidos e feita a análise de conteúdo das mesmas. Pode-se concluir que nos dias de hoje existe uma grande preocupação por parte da família, e da creche, para a promoção de uma boa relação entre ambos, para o desenvolvimento de atividades de envolvimento, para a realização de um trabalho de parceira e complementaridade de ambas as partes. Existe uma maior preocupação por parte dos pais em acompanhar a educação dos seus filhos, tudo isto contribuindo para um desenvolvimento global e harmonioso, principalmente ao nível social e pessoal, da criança. Ao nível bibliográfico, existe cada vez mais informação e instrumentos que ajudam a promover o envolvimento parental, através de sugestões, de avaliação e orientação para os educadores, para os pais, entre outros.
The family and the kindergarten are the first two social environments that provide the child stimulus and conducts, being, consequently, fundamental institutions in their growth. It is important to promote good communication between the day care center and parents, encouraging them to participate in the education of their children, demonstrating how important it is for kids their involvement. It also depends of the preschool teacher’s / professionals to create conditions so that the parental involvement develops in the institutions where they work, in groups of children and their respective families. It is intended with this study to understand how this parental involvement is in today's times, in the specific case of a day care center, what is the importance given to this involvement, understand and analyze the repercussions of parental involvement in each of the groups of actors involved (parents, professionals and children), what barriers may exist to prevent it and, from the study conducted, propose some strategies to improve it. For the information gathering, were implemented questionnaires with open and closed questions were implemented to Parents/Educational Responsibles and Preschool Teachers, was done a participant observation, the implementation of a reading project and the use of a part of the evaluation instrument PQA in order to know how can we promote the parental involvement. To analyze the data collected with these instruments, were elaborated tables with the results obtained and was done a content analysis of the same. It can be conclude that nowadays there is a great concern from the family side, and the day care center, to promote a good relationship between them, for developing involvement activities, for the realization of a working partnership and complementarity of both parts. Exists a greater concern on the part of parents to follow their children's education, all of this contributing to a global and harmonious development, principally on the social and personal level, of the child. In the bibliographic level, exists more and more information and tools that help to promote parental involvement, through suggestions, evaluation and guidance for preschool teachers, for parents, among others.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação de Infância
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35911
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marta Oliveira.pdf2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID