Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36018

TítuloAprender línguas no jardim de infância: um estudo de caso sobre a iniciação à língua inglesa
Autor(es)Sá, Beatriz Dolores Carmelita e Costa Alves de
Orientador(es)Vieira, Flávia
Data2014
Resumo(s)Muitos trabalhos de investigação realizados por professores nascem da sua experiência educativa, procurando compreendê-la e melhorá-la. É o caso do presente estudo, onde se pretendeu investigar a aprendizagem precoce de uma língua não materna, a partir de representações e perceções de vários atores educativos e da análise das minhas próprias práticas. Trata-se de um estudo de caso de autossupervisão, de natureza descritiva, desenvolvido num Jardim de Infância com um grupo de crianças entre os 3 e os 5 anos e focado na iniciação à aprendizagem da língua inglesa como atividade extracurricular. Para além de mim, na posição de professora-investigadora, e das crianças, foram também participantes do estudo os seus Encarregados de Educação e as suas Educadoras. Os objetivos do estudo foram: conhecer representações e perceções sobre a aprendizagem de línguas no Jardim de Infância; compreender o papel das crianças e da professora na construção de práticas pedagógicas de iniciação à língua inglesa no Jardim de Infância; identificar potencialidades e constrangimentos da iniciação à língua inglesa no Jardim de Infância. Foram utilizados métodos de recolha de informação diversificados: uma entrevista estruturada inicial às crianças; um questionário às Educadoras; um questionário aos Encarregados Educação; um diário de ensino com os planos de aulas e registos da prática; vídeogravações de algumas atividades, com autorização dos Encarregados de Educação. Os resultados mostram que os participantes valorizam a aprendizagem de Inglês no Jardim de Infância, embora revelando também alguma abertura para a introdução de outras línguas. Verifica-se, ainda. que as práticas pedagógicas utilizadas são bem recebidas pelas crianças e aproximam-se de princípios defendidos por alguns teóricos. Contudo, ainda há muito a fazer relativamente à sensibilização para a diversidade linguística. O estudo atesta a importância da aprendizagem precoce de uma língua no Jardim de Infância e o valor educativo de dinâmicas de aprendizagem que criam um clima harmonioso e alegre e que faz com que as crianças aprendam brincando. De realçar que a tarefa de autossupervisão permitiu um trabalho de introspecção e de autocrítica que em muito contribuiu para o meu desenvolvimento profissional. Embora tratando-se de um estudo de natureza descritiva que procurou conhecer uma prática específica, espera-se que produza efeitos futuros nessa mesma prática, aliando assim propósitos de educação, autoformação e investigação, numa perspetiva potencialmente emancipatória para o meu desenvolvimento profissional. Espera-se, ainda, contribuir para futuros estudos acerca da aprendizagem precoce de línguas e formas de a promover no Jardim de Infância.
Many research studies undertaken by teachers emerge from their educational experience, trying to understand and improve it. It is the case of this study, which aimed to investigate the early learning of a foreign language, based on representations and perceptions of various educational actors and the analysis of my own practices. This is a descriptive case study of self-supervision, developed in a kindergarten and focused on introduction to English language learning. The study was carried out with a group of children aged between 3 and 5 in a kindergarten where the introduction to the English language is an extracurricular activity. Apart from me as a teacherresearcher, the participants were the children, their parents and the kindergarten Educators. The objectives of the study were: to know representations and perceptions about language learning in kindergarten; to understand the role of the children and the teacher in building pedagogical practices of initiation into English in kindergarten; to identify the potential value and constraints of initiating English learning in kindergarten. Diverse methods of gathering information included: an initial structured interview to children; a questionnaire to Educators; a questionnaire to the children parents/ guardians; a teaching diary with lesson plans and records of practice; video recordings of some activities, with the parents’ permission. The results show that the participants value the learning of English in the kindergarten, even though they are also open to the introduction of other languages. The children responded well to the pedagogical practices used and these are in line with the principles advocated by some theorists. However, there is still much to be done as regards raising awareness of linguistic diversity. The study confirms the importance of early language learning in kindergarten and the educational value of learning dynamics that create a harmonious and joyful atmosphere which makes children learn as they play. The self-supervision of teaching promoted introspection and self-criticism, thus contributing greatly to my professional development. Even though this is a descriptive study that seeks to understand a specific practice, it is expected to have an impact upon the same practice in the future, thus combining educational, self-development and research purposes within a potentially emancipatory perspective of my profession growth. It is also expected that this study will contribute to future studies about early language learning and how to promote it in the kindergarten.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36018
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Dolores Carmelita e Costa Alves de Sá.pdf5,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID