Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36024

TítuloA aprendizagem do tema "Do sol ao aquecimento", no 10º ano de escolaridade: um estudo centrado na influência de duas formas de disponibilização de podcasts
Outro(s) título(s)Learning about "From sun to global warming": a study centred on the influence of two ways of making podcasts available to 10th graders
Autor(es)Ferreira, Luís Miguel Henriques
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data2014
Resumo(s)As TIC estão cada vez mais presentes na vida dos nossos jovens, que as utilizam em diversas situações do seu quotidiano. Os podcasts, assim como os e-books, são ferramentas que fazem parte das TIC e que podem ser utilizadas para melhorar a prestação dos alunos nas disciplinas de ciências, mais especificamente, na unidade “Do Sol ao Aquecimento” do 10º ano de Física e Química A, uma vez que este tema inclui fenómenos e conceitos relacionados com o nosso dia-a-dia, mas que são frequentemente mal interpretados, como é o caso do efeito de estufa e do calor e da energia. No entanto, não se sabe, ainda, se a sua utilização leva os alunos a obter melhores resultados escolares. Assim, o objetivo deste estudo foi o de analisar a influência das formas de disponibilização de podcasts, em e-book ou ficheiro de áudio simples, na aprendizagem do tema “Do Sol ao Aquecimento”, abordado no 10º ano de escolaridade, na disciplina de Física e Química A. Para concretizar este objetivo, organizou-se um estudo que incluiu três análises: a análise do incremento na aprendizagem do conhecimento conceptual do âmbito do tema Do Sol ao Aquecimento, na sequência da utilização de podcasts integrados em e-books; a análise do incremento na aprendizagem do conhecimento conceptual do âmbito do tema Do Sol ao Aquecimento, na sequência da utilização de podcasts como ficheiros de áudio simples; a comparação desses dois incrementos ou ganhos. Neste estudo foi aplicado um pré-teste a dois grupos. TE, com 23 alunos e TP, com 20 alunos. No final da lecionação do tema e após a disponibilização dos materiais às turmas, os alunos voltaram a resolver o teste, como pós-teste, para que fosse possível realizar as análises referidas anteriormente. Os resultados sugerem que a utilização de podcasts, em ficheiro de áudio simples, influenciou mais positivamente a aprendizagem do tema “Do Sol ao Aquecimento”, abordado no 10° ano de escolaridade, na disciplina de Física e Química A do que a utilização dos e-books, mas em ambos os casos, persistiram dificuldades de aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao efeito de estufa, aos processos de transferência e transformações de energia e à inter-relação de grandezas físicas. Apesar das limitações do estudo, designadamente das relativas à pequena dimensão da amostra, estes resultados sugerem que os podcasts podem ser vantajosos para os alunos reverem ou complementarem a matéria lecionada nas aulas, nomeadamente em temas que fazem parte das ciências e que estão relacionados com fenómenos do nosso quotidiano.
ICT has increasingly become a part of nowadays youngsters’ lives. Both podcasts and e-books may be useful IC technologies as they may be used to improve students´ performances in some school subjects, namely in science learning units. This is the case of the unit “From Sun to Global Warming” that belongs to the 10th grade of Physics and Chemistry A syllabus. It includes phenomena and concepts that are related to citizens’ daily lives but which are often misinterpreted, as it is the case of the greenhouse effect, and the concepts of heat and temperature. However, one cannot be sure yet if there is any cause-effect relationship between the use of ICT and students´ school results. Thus, this study aimed at inquiring about the influence of two forms of making podcasts available (as simple audio files or as e-books) on 10th grade Physics and Chemistry A students learning about “From Sun to global warming”. To attain this objective a study enabling three complimentary analyses was carried out: the analysis of the improvement in the learning of conceptual knowledge of the unit From the Sun to Global Warming using podcasts as parts of e-books; the analysis of the improvement in the learning of conceptual knowledge of the same unit using podcasts as simple audio files; the comparison of those two improvements or gains previously mentioned. In this study, a pre-test was taken by two groups of students: TE, with 23 students; and TP, with 20 students. Then, the learning unit was taught and afterwards the e-book was made available to TE students and the podcasts as simple audio were provided to TP students. Finally, students took the test again, then as a post-test, so that the pre-post-test gains, in terms of knowledge on that teaching unit, could be analysed. The results suggest that the use of podcasts as simple audio files has a more positive influence on students’ learning of the topic under question than the use of e-books does. However, in both situations some learning difficulties persisted, especially as far as greenhouse effect and energy transfer processes are concerned. Despite the limitations of the study, namely those due to the small dimension of the sample, these results point out the usefulness of podcasts when students need to review or complete issues previously taught in class, as it is the case of socio scientific- topics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36024
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luís Miguel Henriques Ferreira.pdf2,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID