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TítuloOrganizações, projetos e políticas de intervenção social em jovens com NE: reflexões sobre um percurso profissional
Autor(es)Braga, Ana Maria das Neves Araújo
Orientador(es)Araújo, Emília Rodrigues
Palavras-chaveJovens com NE
Deficiência
Integração
Inclusão
Organizações
Young people with special needs
Disability
Integration
Inclusion
Organizations
Data2015
Resumo(s)O trabalho apresentado surge no âmbito da concretização do Mestrado em Sociologia, Área de Especialização em Organizações e Trabalho, ministrado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Tem em vista apresentar o relatório de atividade profissional, na sequência do processo de acreditação, no âmbito do Despacho RT 38-2011. O trabalho está estruturado em dois capítulos. No primeiro capítulo são apresentados o percurso académico e percurso profissional da candidata. Integra a análise detalhada das funções desempenhadas e principais tarefas e competências desenvolvidas no âmbito da atividade profissional. O segundo capítulo, abnegado à problematização e análise sociológica de uma temática relacionada coma atividade profissional, versa sobre a resposta social e as organizações de inclusão/integração para jovens com Necessidades Especiais (NE). Ainda neste capítulo são apresentados os resultados do estudo empírico realizado sobre a análise de projetos e práticas de intervenção nas organizações referidas e importância destas estruturas para os jovens com NE e respetiva família. As técnicas metodológicas selecionadas para a realização da investigação consistiram na observação direta, não participante, entrevista centrada a jovens com NE e entrevistas semidiretivas a coordenadores técnicos das organizações de inserção. Os resultados obtidos apontam a existência de apenas um tipo de reposta social disponibilizada por organizações de solidariedade social. Numa mesma diretiva de trabalho, encontram-se projetos e práticas de intervenção equivalentes nas várias organizações. Estas organizações “são a vida” dos jovens com deficiência intelectual. Nelas os familiares encontram amparo ao problema no presente e perspetivam suporte de acolhimento no futuro. Com este ensaio, pretende-se contribuir, por um lado, para uma melhor compreensão do objeto de estudo: a inclusão dos jovens com NE após a escolaridade obrigatória; e por outro, para um maior conhecimento das políticas nacionais e práticas que operam organizações neste campo. Adicionalmente, propõe-se apresentar sugestões adequadas e inovadoras, relativamente às respostas sociais, mediante as conclusões provenientes da investigação realizada.
The present dissertation emerged under the completion of the Master Program in Sociology, specialization Area in Organizations and Work, offered by the Institute of Social Sciences of the University of Minho. It intends to present the professional activity report, following the accreditation process under Dispatch RT 38-2011. The report is divided into two chapters. The first chapter presents the candidate’s academic record and career path and includes a detailed analysis of the activities, main tasks and competencies developed within the framework of her professional life. The second chapter deals with the questioning and sociological analysis of a topic included in in the candidate’s professional path, namely the social response and the organizations that strive for the inclusion/integration of young people with special needs. This chapter also presents the results of an empirical study conducted on project analysis and intervention practices within these organizations and the representation of these structures for young people with special needs and their families. The methodological techniques chosen to carry out the research were nonparticipant or direct observation, participant-centered interviewing of youngsters with special needs and semi-structured interviewing of the technical coordinators of these organizations. The results indicate the existence of only one type of social response provided by charitable organizations. Under the same mandate, we found similar projects and intervention practices in the various organizations. These organizations "are the life" of young people with Intellectual disability. Family members find support for their present problems in these organizations and anticipate residential support in the future. With this essay, we intend to contribute for a better understanding of its subject matter, namely the inclusion of young people with special needs after the end of compulsory education and to promote a better understanding of national policies and practices in which the organizations that work within this field operate. In addition, we propose to make appropriate and innovative suggestions regarding social responses derived from the findings of this research.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36062
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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