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Título“Quem quer saber?” Avaliação de usabilidade de uma plataforma de jogos de escolha múltipla
Autor(es)Barradas, Rolando
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveGamification
Jogo
Usabilidade
Heurísticas
Avaliação
Game
Usability
Heurístics
Evaluation
DataMai-2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoBarradas, R. & Lencastre, J. A. (2015). “QUEM QUER SABER?” Avaliação de usabilidade de uma plataforma de jogos de escolha múltipla. In Maria João Gomes, António José Osório, & Luís Valente (orgs.), Proceedings of the IX International Conference on ICT in Education - Challenges 2015 - Half a century of ICT in Education (pp. 498-512). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência TIC.
Resumo(s)Este artigo descreve o ciclo de desenvolvimento da plataforma de jogos de escolha múltipla “Quem quer saber?”, desenvolvida como ferramenta pedagógica para implementação de cenários de gamification em ambiente escolar e composta por duas aplicações, com públicos-alvo distintos: os alunos e os professores. Desta descrição fazem parte as fases de investigação preliminar, com a realização de um teste exploratório com o público-alvo, a construção de uma versão alfa das aplicações, sujeita a avaliação heurística por especialistas e uma versão beta, avaliada por utilizadores semelhantes aos finais, utilizando um questionário de satisfação, tendo obtido um valor médio de satisfação de 96 pontos para a aplicação destinada aos professores e de 92 pontos para o jogo, destinado aos alunos. Os resultados obtidos até ao momento revelam-se promissores para a fase de implementação e motivadores para experiências semelhantes.
This article describes the development cycle of the multiple choice game platform named 'Quem quer saber?'. This platform was developed as a pedagogical tool for the implementation of gamification in a scholar environment. Consists of two applications with different audiences: students and teachers. This description comprises the phases of preliminary investigation, with the completion of an exploratory test with the target audience; the development of an alpha version of both applications, submitted to heuristic evaluation; and a beta version, rated by similar end-users using a satisfaction questionnaire. The satisfaction average value of 96 points for the teacher's application and 92 points for the game, seem promising for the implementation phase and motivating for similar experiences.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36337
ISBN978-989-97374-3-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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