Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36758

TítuloNa escola de antigamente aprendia-se mais do que na de hoje?
Autor(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Editor(es)Soeiro, José
Cardina, Miguel
Serra, Nuno
Palavras-chaveEducação
Ofício de aluno
Política educativa
Data2013
EditoraTinta da China
Resumo(s)Faz parte do senso comum a ideia de que o nível educacional vem descendo, geração após geração. Neste capítulo comprova-se que o nível educacional tem evoluído em Portugal, a população está mais escolarizada e os conhecimentos são mais complexos e extensos. Não obstante, há mudanças nos conteúdos escolares e nas metodologias de aprendizagem que tornam a escola contemporânea mais exigente e complexa. A ideia da descida do nível de aprendizagem corresponde a uma visão ideológica conservadora que procura despojar a escola das dimensões formativas e de educação para a cidadania e promover uma orientação "back to basics". No texto, desmonta-se este procedimento ideológico e analisam-se as potencialidades, mas também os constrangimentos e as armadilhas que se colocam á escola contemporânea, no quadro das políticas educativas atuais.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36758
ISBN978-989-671-157-3
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Na escola de antigamente....pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID