Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36858

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Anabela Carvalhopor
dc.contributor.authorEira, Rúbenpor
dc.date.accessioned2015-09-04T16:50:55Z-
dc.date.available2015-09-04T16:50:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAlves, A. C.; Eira, Rúben. A aprendizagem implícita do Empreendedorismo no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, Trabalho apresentado em I Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal, In Atas das I Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal, Coimbra, 2015.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36858-
dc.description.abstractA aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares num contexto da metodologia de aprendizagem Project-Based Learning (PBL) tem sido usada há mais de dez anos no primeiro e quarto ano do Mestrado Integrado de Engenharia e Gestão Industrial de uma universidade portuguesa. O projeto a realizar pelas equipas de alunos do primeiro ano (realizado no primeiro semestre) envolve seis unidades curriculares, sendo que três pertencem às Ciências Básicas e três às Engenharias. Embora não tendo nenhuma unidade curricular sobre Empreendedorismo, este é promovido no âmbito do projeto a desenvolver que consiste em projetar um sistema de produção para produzir um produto específico. O projeto do sistema de produção implica também criar a empresa onde vai funcionar este sistema. É nesta criação que as equipas são estimuladas a serem empreendedoras. Para isso são muitos os elementos que estas usam para promover a empresa criada, desde logotipos atrativos a campanhas publicitárias. Este artigo vai mostrar estes elementos e de que forma promovem nos alunos o espírito de empreendedores. Para isso vai ser usada uma metodologia de investigação baseada na análise do conteúdo dos relatórios finais dos projetos. Nesta metodologia de ensino/aprendizagem, os alunos pesquisam o que precisam para concretizar o projeto.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Pedro Nunespor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPBLpor
dc.subjectempreendedorismopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectmotivação e autonomiapor
dc.titleA aprendizagem implícita do Empreendedorismo no desenvolvimento de projetos interdisciplinarespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationTitleAtas das I Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugalpor
dc.date.updated2015-08-26T19:38:21Z-
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
sdum.conferencePublicationAtas das I Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugalpor
Aparece nas coleções:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015_Alves&ira.pdf949,93 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID