Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36858
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Anabela Carvalho | por |
dc.contributor.author | Eira, Rúben | por |
dc.date.accessioned | 2015-09-04T16:50:55Z | - |
dc.date.available | 2015-09-04T16:50:55Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Alves, A. C.; Eira, Rúben. A aprendizagem implícita do Empreendedorismo no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, Trabalho apresentado em I Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal, In Atas das I Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal, Coimbra, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/36858 | - |
dc.description.abstract | A aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares num contexto da metodologia de aprendizagem Project-Based Learning (PBL) tem sido usada há mais de dez anos no primeiro e quarto ano do Mestrado Integrado de Engenharia e Gestão Industrial de uma universidade portuguesa. O projeto a realizar pelas equipas de alunos do primeiro ano (realizado no primeiro semestre) envolve seis unidades curriculares, sendo que três pertencem às Ciências Básicas e três às Engenharias. Embora não tendo nenhuma unidade curricular sobre Empreendedorismo, este é promovido no âmbito do projeto a desenvolver que consiste em projetar um sistema de produção para produzir um produto específico. O projeto do sistema de produção implica também criar a empresa onde vai funcionar este sistema. É nesta criação que as equipas são estimuladas a serem empreendedoras. Para isso são muitos os elementos que estas usam para promover a empresa criada, desde logotipos atrativos a campanhas publicitárias. Este artigo vai mostrar estes elementos e de que forma promovem nos alunos o espírito de empreendedores. Para isso vai ser usada uma metodologia de investigação baseada na análise do conteúdo dos relatórios finais dos projetos. Nesta metodologia de ensino/aprendizagem, os alunos pesquisam o que precisam para concretizar o projeto. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Pedro Nunes | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | PBL | por |
dc.subject | empreendedorismo | por |
dc.subject | aprendizagem | por |
dc.subject | motivação e autonomia | por |
dc.title | A aprendizagem implícita do Empreendedorismo no desenvolvimento de projetos interdisciplinares | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
oaire.citationTitle | Atas das I Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal | por |
dc.date.updated | 2015-08-26T19:38:21Z | - |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
sdum.conferencePublication | Atas das I Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_Alves&ira.pdf | 949,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |