Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36912

TítuloAcessórios femininos: análise para o desenvolvimento das bolsas
Outro(s) título(s)Female accessories: analysis for bags development
Autor(es)Santos, Maiara de Oliveira
Orientador(es)Cunha, Joana
Data2015
Resumo(s)Carregada de carga emocional, a bolsa é um acessório considerado ao mesmo tempo simples e complexo. Simples porque desde os primórdios históricos é considerada um instrumento útil à vida e complexa porque assumiu tantas funções e significados que é muitas vezes relacionada aos sentimentos e segredos femininos. Existem diversos modelos e versões desse acessório e o presente trabalho pretende abordar especialmente os modelos destinados às mulheres. Esse estudo teve então como objetivo identificar os aspectos intrínsecos às bolsas que são valorizados pelas consumidoras e como tais aspetos podem ser aplicados no desenvolvimento de uma coleção. Tendo, adicionalmente, como premissa, que tal coleção deverá incluir o caráter sustentável do Slow Design. Para isso foi observado os métodos de desenvolvimento de produtos e de coleções, analisou-se a história e evolução da bolsa no decorrer dos anos, além dos ícones, ou bolsas de destaque. Foram estudadas ainda as dimensões semióticas voltadas para a análise de objetos sendo incluídos tópicos relevantes para o desenvolvimento de produtos de moda, como a marca e o luxo. Além da sustentabilidade no processo do design de moda e a importância que a inclusão da mesma possui. Foi então desenvolvido uma análise a quatro modelos de bolsa, Gina (Serapian), Jackie O (Gucci), Kelly (Hermès), Noé (Louis Vuitton), para verificar as características comuns. A seguir foram realizadas cinco sessões de grupo de foco separadas em três grupos de designers e dois de mulheres de outras profissões. Por fim comparou-se os resultados obtidos nas duas análises e observou-se que coincidiam ou se completavam. Com base nos dados obtidos através das análises realizadas e na teoria apresentada no estado da arte, elaborou-se uma lista de itens a serem considerados com maior ênfase durante a metodologia de desenvolvimento de uma coleção de bolsas femininas, mostrando em qual fase cada item está inserido.
Full of emotional charge, the bag is an accessory considered both simple and complex. Simple because from the historical background it is considered a useful tool in every day life, and complex because it took so many functions and meanings that these are often related to feelings and girly secrets. There are several models and versions of this accessory and this study aims to address the models designed especially for women. This study then aimed to identify the substance of the exchanges that are valued by consumers and how these aspects can be used to develop a collection. Having additionally as a premise that such a collection should include the sustainable character of Slow Design. For this research it was observed the methods of product and collections development, analyzed the history and evolution of the stock market over the years, in addition to icons, or prominent bags. There were also studied the semiotic dimensions focused on the analysis of objects being included topics relevant to the development of products such as the brand and the luxury. In addition, it addresses the sustainability in the fashion design process and the importance of including such features. It was then developed an analysis of four bag models, Gina (Serapian), Jackie O (Gucci), Kelly (Hermès), Noe (Louis Vuitton), to check the common features. Then an analysis based on five focus group sessions separated into three groups of designers and two of women in other professions. Finally we compared the results of the two analyses and it was observed if they matched or were complementary. Based on the data obtained from the analyzes and the theory presented in the state of the art, it was drawn up a list of items to consider with greater emphasis during the development methodology of a collection of handbags, showing in which phase each item is inserted.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36912
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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