Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37156
Título: | A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem |
Outro(s) título(s): | La escritura de casos en Problem Based Learning: una experiencia en la enseñanza de la enfermeira Case presentation in Problem Based Learning: an experience in nursing learning |
Autor(es): | Silva, Maria José Vilaça, Simão Martins, Cristina Araújo Augusto, Cláudia |
Palavras-chave: | Escrita de casos Problem-Based Learning Ensino de enfermagem Escritura de casos Enseñanza de la enfermería Case presentation writing Nursing learning |
Data: | 2015 |
Editora: | Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE) |
Revista: | Revista Iberoamericana de Educación e Investigación en Enfermería |
Resumo(s): | Introdução: Problem-Based Learning (PBL) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa. A aprendizagem é motivada pela resolução de problemas. Estes surgem da análise e discussão em grupo de um caso elaborado pelo professor. Este artigo é o resultado de uma experiência de escrita de casos por ocasião da utilização do PBL. Objetivos: registo da experiencia de escrita de casos de modo a que possa ser útil a futuras práticas pedagógicas similares. Metodologia: é descrito o processo de escrita de casos a par de uma breve análise dos aspetos que facilitaram a sua utilização. Resultados: pensamos que a escrita de casos na metodologia PBL é uma prática pedagógica que melhor responde às necessidades de formação em enfermagem. Conclusão: a escrita de casos em PBL foi mais um desafio na implementação desta metodologia, superado sobretudo pelo trabalho desenvolvido em equipa de docentes. Introducción: el Problem Based Learning (PBL) es una estrategia de enseñanza activa. El aprendizaje es motivado por la resolución de problemas que surgen del análisis y discusión en grupo de un caso propuesto por el profesor. Este artículo es el resultado de una experiencia de escritura de casos a través del uso del PBL. Objetivos: registro de la experiencia de la escritura de casos de forma que pueda ser útil para futuras prácticas pedagógicas similares. Metodología: se describe el proceso de la escritura de casos así como un breve análisis de los aspectos que facilitaron su utilización. Resultados: los autores consideran que la escritura de casos en la metodología PBL es la práctica pedagógica que mejor responde a las necesidades de formación en enfermería. Conclusión: la escritura de casos en PBL es un desafío en la implementación de esta metodología, superado, sobre todo, por el trabajo llevado a cabo por el equipo docente. Purpose: problem Based Learning (PBL) is a strategy for active learning. Learning is promoted through problem solving based on analysis and group discussion on a case presented by the teacher. The present article is based on the experience of cases presentation writing by using PBL. Objectives: to report the experience in writing case presentations in a way that can be useful for similar future teaching practices. Methods: the process for writing case presentation is described, together with a short analysis of the features that help to facilitate its use. Results: the authors suggest that writing case presentation for PBL method is the teaching practice most suitable for teaching needs in nursing. Conclusion: writing case presentation for PBL was a real challenge to implement such a method, and was mainly overcame through the work of the whole teaching team. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37156 |
ISSN: | 2174-6915 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escrita de casos_PBL.pdf | 70,65 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |