Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37161
Título: | Análise do risco no dimensionamento do reforço de pavimentos rodoviários flexíveis |
Outro(s) título(s): | Risk analysis in the design of flexible road pavement reinforcement |
Autor(es): | Lourenço, Renato José Poço |
Orientador(es): | Pais, Jorge C. |
Palavras-chave: | Reforço de pavimentos flexíveis Reabilitação Metodologias de dimensionamento Análise de risco Reinforcement of flexible pavements Rehabilitation Design methodologies Risk analysis |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A crescente necessidade na definição de soluções de reforço de pavimentos rodoviários no
âmbito da reabilitação das vias existentes, é uma realidade atual, prevendo-se que a maioria dos
investimentos financeiros na rede rodoviária, num futuro próximo, se concentre neste tipo de
trabalhos.
Neste sentido, pretende-se dar um contributo que permita a conceção de soluções mais eficazes
e equilibradas, abordando-se para tal, metodologias de cálculo utilizadas no dimensionamento
de reforço de pavimentos flexíveis.
Apoiando-se numa caraterização exaustiva de estruturas de pavimento em serviço num troço de
Estrada Nacional, objeto de um caso de estudo, a presente Dissertação apresenta conclusões
quanto ao risco, ou grau de confiança, que poderá ser esperado no dimensionamento de
reforços de pavimentos.
Foi assim possível, com base na análise e estudo de uma situação real, concluir-se que as
metodologias usualmente utilizadas no dimensionamento de reforços, nomeadamente as que se
baseiam na retroanálise das estruturas existentes, são um suporte fiável para os fins a que se
destinam, conduzindo a resultados bastantes satisfatórios do ponto de vista da confiança
conferida ao utilizador. The definition of new solutions for road pavements’ overlays, in the framework of rehabilitation of existing roads, is a present need and it is expected that the majority of investment in the road network, in the near future, will be focused on this type of work. Thus, this work intends to contribute to the design of more effective and balanced solutions, addressing design methodologies used in the rehabilitation of flexible road pavements. Based on a comprehensive characterization of the in service road pavement of a National Highway, subject of a case study, this Dissertation presents conclusions about the risk, or degree of confidence, that can be expected with the design of road pavement overlays. It was then possible, based in the analysis of a real life situation, to conclude that the methodologies normally applied in the dimensioning of reinforcements, namely those based in the back-analysis of existing structures, are a reliable support for the required needs, leading to very satisfactory user confidence levels. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37161 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Renato_Lourenço_2015.pdf | 7,96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |